quarta-feira, 19 de agosto de 2020

25 CURIOSIDADES SOBRE A FABRICAÇÃO E O CONSUMO DA CERVEJA

Copos de cerveja
 

A cerveja é ao lado do vinho, uma das bebidas mais populares do mundo. É também uma das mais antigas de que se tem notícia, chegando a ser mencionada no Código de Hamurabi. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades muito interessantes sobre essa bebida, que nunca pode faltar nos bares e restaurantes de todo o Brasil.

 

A mais antiga receita do mundo é de uma cerveja. Foi descoberta na Mesopotâmia, gravada numa placa de argila. Aliás...

 

O Código de Hamurabi, rei da antiga Babilônia, continha leis sobre a fabricação e a comercialização da cerveja, além de deveres e direitos dos frequentadores das tabernas.

 

As mulheres do antigo Egito usavam a espuma da cerveja para hidratar e cuidar da pele.

 

O faraó egípcio Ramsés III era uma espécie de “faraó-cervejeiro”. Conta-se que, em uma ocasião, ele doou mais de 400 mil ânforas de cerveja ao templo do deus Amon.

 

A cerveja surgiu no Brasil em 1808 com a chegada da família real portuguesa.

 

A cerveja é a terceira bebida mais consumida do mundo, atrás da água e do chá. É também a bebida alcoólica mais consumida.

 

O chamado “colarinho” ou “gravata” – a espuma – da cerveja tem uma função importante: reter o aroma e evitar a libertação do gás carbônico.

 

Para formar a espuma, o copo deve estar totalmente seco e praticamente sem resíduos de sabão. Detalhe: os melhores são os de cristal.

 

A cerveja deve ser guardada em pé, ao contrário do vinho. Desse modo, o contato com o ar dentro da garrafa torna-se menor, evitando que o oxigênio prejudique a bebida.

 

O álcool da cerveja resulta da fermentação do produto. Ele, portanto, não é adicionado à bebida  durante o processo de fabricação.

 

O resort austríaco Starkenber Beer Myth, na região do Tirol, possui piscinas com mais de 42 mil litros de… cerveja!

 

A primeira cerveja em lata da história foi a norte-americana Krueger’s, lançada em 1935. Um detalhe: ela precisa de um abridor de latas para ser aberta.

 

Um copo de cerveja possui 70 calorias, quase a mesma coisa que um bife.

 

O lúpulo é uma espécie de planta trepadeira europeia usada como conservante natural da cerveja. Detalhe: ele é bastante utilizado como trepadeira ornamental em jardins.

 

O lúpulo usado pelas cervejarias brasileiras é totalmente importado. Isso por que ele não se adaptou ao clima brasileiro.

 

O malte utilizado na fabricação da cerveja brasileira é também importado de países de climas mais frios como a Alemanha.

 

Existia no Brasil uma cerveja que levava cânhamo nos ingredientes chamada Maria Joana. Para os apreciadores da tal planta uma má notícia: seu princípio ativo foi retirado da bebida.

 

Sediada em Belém do Pará, a marca Amazon Beer produz cervejas com frutas típicas da Amazônia como açaí, cumaru, bacuri e cajá.

 

Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. Os brasileiros estão em 33º lugar. 

 

O maior festival da cerveja do mundo é a Oktoberfest, realizada na cidade alemã de Munique. O maior do Brasil é a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina.

 

O idealizador do Guiness World Records, conhecido no Brasil como Livro dos Recordes, foi o engenheiro inglês Sir Hughe Beaver, diretor do grupo Arthur Guiness, Son and Company, na década de 1950. O Arthur Guiness era nessa época fabricante da cerveja irlandesa Guiness.

 

Já que falamos de cerveja Guiness, você sabia que sua produção mundial teve início em 1759? Ela tem, portanto, mais de 250 anos de histórias para contar. Outra curiosidade: a Guiness está presente em mais de 150 países.

 

A Guiness é atualmente uma marca de propriedade da fabricante de bebidas alcoólicas Diageo. Além da Guiness, a Diageo é fabricante da vodka Sminorff e do uísque Johnny Walker.

 

A maior fabricante de cerveja do mundo é a belga Anheuser-Busch Inbev, proprietária de mais de 200 marcas. Entre as suas marcas mais conhecidas estão a norte-americana Budweiser, a belga Stella Artois, a argentina Quilmes, a alemã Beck´s, a mexicana Corona e as brasileiras Antarctica e Brahma.

 

Aliás, a maior fabricante de cerveja do Brasil é o braço local da ABI: a Inbev. Os rótulos produzidos pela Inbev incluem Brahma, Antarctica, Skol, Bohemia e Polar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário