domingo, 16 de agosto de 2020

16 CURIOSIDADES E FATOS SURPREENDENTES SOBRE O JACKSON FIVE

Álguns do Jackson Five
 

 

Com Michael Jackson entre os seus integrantes, o Jackson Five foi um dos principais grupos do cenário pop do final dos anos 1960 e início dos 1970. Fez um sucesso estrondoso, inclusive no Brasil, onde se apresentou para grandes plateias. Percorra as próximas linhas e descubra algumas curiosidades sobre carreira e a vida do Jackson Five.

 

O Jackson Five era formado pelos irmãos Michael, Jackie, Tito, Marlon, Jermaine e Randy.

 

O integrante mais velho do grupo era Jackie (ou Sigmund Esco Jackson, seu nome verdadeiro) e o mais novo era Randy (ou Steven Randall Jackson).

 

O primeiro sucesso do grupo foi a canção Big Boy, lançada em 1968.

 

O primeiro contrato foi assinado com a gravadora Steeltown, em 1967. O contrato com a famosa Motown, que ajudaria a catapultar a carreira da banda, ocorreria no ano seguinte: 1968. A Motown foi a mais importante gravadora de músicos negros dos anos 1969-1970, entre os quais The Supremes, Diana Ross, Marvin Gaye, The Temptations, Steve Wonder e Rick James, entre outros.

 

O boato de que quem teria incentivado, e apresentado o grupo à Motown, teria sido Diana Ross não é verdadeiro. Quem descobriu o Jackson Five foi a cantora Gladys Knight, do grupo Gladys Knight and The Pips.

 

A popularidade do grupo foi tão grande que a Motown, em parceria com a Ranki/Bass produziu no começo dos anos 1970 uma série animada com a família Jackson. Com duas temporadas, ela tinha como músicas-temas os grande sucessos do Jackson Five.

 

Testemunha de Jeová, a mãe Katherine Jackson levava os filhos para as reuniões do Salão do Reino, além de que convenceu-os a estudar a Bíblia cinco vezes por semana. Michael e a irmã LaToya chegaram a bater de porta em porta em trabalho missionário. Detalhe: Michael continuou divulgando as revistas A Sentinela e Despertai!, além dos estudos bíblicos, mesmo depois de ingressar do lançamento do mega-hit Thriller.

 

Dizem que Joe Jackson, o patriarca, costumava praticar bullyng contra Michael por causa do tamanho do seu nariz. Chamava ele de big nose (“narigudo”, em português). Talvez seja por isso que dizem que todos esses anos de provocação provocaram trauma em Michael, que fez diversas cirurgias para diminuir o tamanho do nariz. Aliás...

 

Joe era extremamente rígido com a disciplina dos filhos músicos, chegando muitas vezes a bater neles com um cinto. Obrigava os garotos a ensaiarem pelo menos 5 horas por dia depois da escola e ainda controlava os seus contatos sociais (mais tarde, ele alegou que pretendia mantê-los longe das gangues da vizinhança).

 

A gravadora Motown preparou Jermaine e Michael para fazerem sucesso durante a vida pós-Jackson 5. E a verdade é que ambos conquistaram quase todas as paradas dos Estados Unidos. O problema é que a estrela de Michael brilhou intensamente, ofuscando a do irmão. Jermaine nunca aceitou isso, e por vários vezes demonstrou publicamente o ciúme que sentia do irmão.

 

Os irmãos Jackson continuaram com a Motown até 1976, quando romperam o contrato e assinaram com a Epic Records. Sem Jermaine e logo depois sem Michael, que tentaram carreira solo, ele se relançaria apenas como The Jacksons.

 

Em seu primeiro ano com a Motown, o grupo emplacou 5 grandes hits e vendeu 10 milhões de álbuns. Foi um sucesso estrondoso para a época, abrindo caminho para a “jacksomania”, que só terminaria na década seguinte.

 

A fama internacional do Jackson Five levou o grupo a fazer shows em diversos países, inclusive no Brasil. Eles vieram para cá em setembro de 1974, quando Michael tinha 16 anos. Em São Paulo, eles se apresentaram no Palácio das Convenções do Anhembi.

 

Em 2012, Jermaine, Tito, Jackie e Marlon voltaram a se apresentar como The Jacksons. Eles continuam fazendo shows nos Estados Unidos e em outros países, cantando as músicas do antigo Jackson Five e os novos lançamentos do grupo.

 

Na verdade, Katherine e Joe Jackson tiveram nove filhos: Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya, Marlon, Michael, Randy e Janet. A primogênita é Rebbie, nascida em maios de 1950.

 

Rebbie, LaToya e Janet, as três irmãs Jackson, também seguiram carreira artística. Quem obteve maior sucesso foi Janet, que continua gravando discos e realizando turnês mundo afora.

 

Fontes: Wikipédia, Factinate, Cultura Mix, Veja.


Um comentário: