sábado, 1 de agosto de 2020

20 CURIOSIDADES MUITO INTERESSANTES SOBRE O ESTADO DO PIAUÍ

Bandeira do Piauí

Você sabia que Teresina, no Piauí, é a única capital nordestina localizada no interior? Sabia também que existe no Piauí uma grande concentração de sítios arqueológicos pré-histórico? Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades muito interessantes sobre esse atraente estado do Nordeste.

 

A palavra "Piauí" é uma palavra de origem tupi e significa "rio das piabas".

 

A capital e cidade mais populosa do estado do Piauí é Teresina.

 

Além de Teresina, as cidades mais populosas do estado são: Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

 

Teresina é a única capital do Nordeste localizada no interior. É também a única capital brasileira situada na divisa com outro estado.

 

Teresina é uma cidade com cerca de 800 mil habitantes. A sua região metropolitana, no entanto, possui mais de 1,1 milhão de pessoas. O detalhe mais interessante é que a Grande Teresina abarca também a cidade maranhense de Timon, do outro lado do rio Parnaíba.

 

Teresina recebeu esse nome em homenagem à princesa Teresa Cristina.

 

A maior parte da população do estado é formada por descendentes de colonizadores europeus e índios nativos.

 

Os mais antigos vestígios da presença humana no continente americano foram encontrados no Piauí, mais propriamente no Parque Nacional da Serra da Capivara. Aliás...

 

Você sabia que a maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano está no Parque Nacional da Serra da Capivara? Existem mais de 700 sítios com os mais variados vestígios da presença do homem pré-histórico: pinturas rupestres, esqueletos, cerâmicas etc.

 

Com base na datação dos vestígios encontrados na Serra da Capivara, os arqueólogos descobriram o que pode ser a ocupação humana mais antiga das Américas. Segundo eles, o continente foi ocupado pelo homem há mais de 40 mil anos.

 

O Piauí é o estado com o menor litoral do Brasil, que abrange apenas 66 quilômetros e três cidades.

 

O principal rio do estado é o Parnaíba, em cujas margens foi construída a cidade de Teresina. Uma das principais atrações turísticas do litoral piauiense é o delta do Parnaíba.

 

Com relevo quase que totalmente plano, apenas 18% do território piauiense possui altitude superior a 600 metros.

 

Mais de 80% do território piauiense encontra-se no chamado Polígono das Secas, que compreende o semiárido nordestino.

 

O cajueiro-rei, uma árvore encontrada no norte do Piauí, disputa com o cajueiro potiguar de Pirangi o título de maior cajueiro do mundo. Pudera, trata-se de uma planta com mais de  8.800 metros quadrados.

 

As principais equipes de futebol do Piauí são o River Atlético Clube, a Sociedade Esportiva Tiradentes, o Piauí Esporte Clube e o Esporte Clube Flamengo (um homônimo do Flamengo do Rio de Janeiro).

 

O maior bloco carnavalesco do mundo é o pernambucano Galo da Madrugada, mas qual o maior corso? Segundo o Guiness Book, o maior corso é o Corso de Zé Pereira, de Teresina.

 

O Piauí foi o único estado brasileiro a ser colonizado do interior para o litoral. Talvez esteja aí a explicação para o seu pequeno litoral.

 

A bandeira do Piauí possui no retângulo azul a inscrição "13 de Março de 1823" (veja imagem acima), que lembra o Dia da Batalha do Jenipapo. Para quem não sabe, a Batalha do Jenipapo foi uma guerra travada entre os habitantes do Piauí, Ceará e Maranhão contra as tropas portuguesas na época da independência do Brasil. Jenipapo é o rio em cujas margens ocorreu o conflito.

 

A estrela na bandeira do Piauí represente Antares, que remete ao estado na bandeira brasileira. As cores são as mesmas da bandeira do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário