sábado, 8 de agosto de 2020

15 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE A PEQUENA SERRA LEOA

Bandeira de Serra Leoa


Serra Leoa é um país da África Ocidental que faz fronteira com a Guiné a Libéria. Recentemente, a população enfrentou um surto assustador Ebola. Chuvas torrenciais também castigaram o território de Serra Leoa. Descubra nas linhas a seguir algumas informações interessantes e curiosidades sobre esse pequeno país.

 

O nome do país advém provavelmente da semelhança da serra, vista do mar, com o formato de uma leoa.

 

Serra Leoa possui pouco mais de 5,8 milhões de habitantes, ou seja, menos da metade da população da cidade brasileira de São Paulo.

 

A capital e principal cidade do país é Freetown, onde vive 1/5 da população do país.

 

As cidades mais populosas são Freetwon, Bo, Kenema e Koidu.

 

A população é formada por 16 grupos étnicos, cada um com sua própria língua/dialeto, mas a língua oficial é o inglês.

 

Embora o inglês seja a língua oficial, a mais falada por 98% da população é o krio.

 

Os habitantes do país seguem religiões como o islamismo (60%), o cristianismo (30%) e outras. Ao contrário de outros países, conflitos religiosos são raríssimos em Serra Leoa.

 

Serra Leoa sofreu uma violenta guerra civil durante os anos 1990. Os confrontos entre as forças do governo e os guerrilheiros da Frente Revolucionária Unida (RUF) eram constantes. Boa parte das armas foram obtidas através de traficantes, que recebiam o pagamento em diamantes. As pedras eram extraídas nas montanhas do país.

 

Serra Leoa possui uma das mais altas taxas de mutilação genital feminina do mundo. Acredita-se que 9 de cada 10 mulheres tenham passado por esse tipo de violência. Uma das poucas medidas do governo contra essa prática ocorreu em 2014, quando o país foi afetado por uma epidemia de ebola.

 

O surto de ebola de 2014/2015 matou cerca de 400 pessoas em Serra Leoa. As primeiras vítimas eram de uma família que tinha participado de um funeral na Guiné. Além de Serra Leoa, a epidemia atingiu Libéria, Guiné e, em menor proporção, Congo e Nigéria.

 

O período de chuvas vai de maio a novembro e é caracterizado por fortes tempestade. Chuvas torrenciais em agosto de 2017 mataram mais de 500 pessoas e deixaram outras centenas de desaparecidos em Freetown e outras regiões.

 

Serra Leoa é um dos 10 países mais pobres do mundo, com um IDH baixíssimo em relação a muitos dos seus vizinhos. A maioria dos habitantes vive com 1,25 dólar por dia.

 

Mais da metade da população é analfabeta – 62%, para ser exato – e a expectativa de vida gira em torno de 48 anos, uma das mais baixas do mundo.

 

O maior empregador de mão-de-obra do país é a agricultura, que respondia por 58% do PIB do país na década de 2000. O produto mais cultivado é o arroz.

 

Fontes: Wikipédia, Vestibular UOL, Mundo Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário