segunda-feira, 3 de agosto de 2020

10 CURIOSIDADES SOBRE O TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE

Hubble

Veja nas linhas abaixo algumas curiosidades surpreendentes sobre o mais famoso telescópio espacial: o Hubble. Você sabia, por exemplo, que as imagens por ele geradas são estudadas por milhares de astrônomos em todo o mundo? Sabia que ele foi mais caro do que qualquer telescópio construído até hoje?

 

O telescópio espacial Hubble foi batizado com esse nome em homenagem ao astrônomo Edwin Powell Hubble. Nascido nos Estados Unidos, Hubble descobriu que as galáxias se afastavam umas das outras a uma velocidade proporcional à distância que as separava.

 

O Hubble é um telescópio de reflexão que, ao invés de lentes, usa espelhos convexos para captar e ampliar a luz que chega até ele.

 

O Hubble foi lançado em 1990 a bordo do ônibus espacial Discovery.

 

Assim que foi lançado, ele apresentou problemas que prejudicaram a clareza das imagens iniciais – em outras palavras, ele estava míope. Foram necessárias cinco missões para que os defeitos fossem reparados e o telescópio funcionasse conforme o planejado.

 

Ele possui 13 metros de comprimento e pesa 11 toneladas. Gira a uma distância de 569 quilômetros da Terra.

 

Até 2014, o Hubble tinha estudado 38 mil alvos celestes e feito 1 milhão de observações, que geraram mais de 100 terabytes de dados.

 

Os custos financeiros do Hubble foram 100 vezes maiores do que os de um telescópio baseado em Terra. Como resultado, ele gerou 15 vezes mais citações do que esses telescópios.

 

Os sinais do Hubble são enviados para uma estação receptora na cidade de White Sands, no Novo México, que repassa para o Instituto Científico do Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland.

 

Cerca de 4 mil astrônomos ao redor do mundo utilizaram as imagens obtidas pelo Hubble em seus trabalhos. Foram mais de 11 trabalhos acadêmicos produzidos com esses dados.

 

Um dos principais feitos do Hubble foi registrar o impacto do cometa Shoemaker-Levy sobre o planeta Júpiter, em 1994. Foi a primeira vez que o mergulho de um cometa sobre um planeta foi registrado.

 

Um dos substitutos do Hubble é o telescópio James Webb, cujo espelho de 6,4 metros é três vezes maior do que o espelho do seu antecessor. Outra diferença é a distância do JW em relação à Terra: 1,5 milhão de quilômetros.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Veja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário