terça-feira, 11 de agosto de 2020

14 CURIOSIDADES SOBRE A MAIS FAMOSA MARCA DE MACARRÃO INSTANTÂNEO: MIOJO

Macarrão instantâneo
 

Veja nas linhas abaixo um mix de curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo, o macarrão instantâneo, a marca mais famosa no Brasil: a Miojo. Você sabia, por exemplo, que, quando foi inventado, ele era mais caro do que o macarrão comum?

 

A palavra macarrão veio provavelmente do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, e significa “achatar”. Detalhe: maccari surgiu do grego makar, que quer dizer “sagrado”.

 

O espaguete surgiu na China há cerca de 4 mil anos e foi levado para a Europa pelos árabes. Na Itália, ele apareceu pela primeira vez no século 13.

 

O inventor do macarrão instantâneo – também conhecido como lamen – foi o tailandês Momofuku Ando, fundador da Nissin. Ando morreu com quase 100 anos de idade. Detalhe: ele afirmava comer diariamente o macarrão por ele inventado.

 

Na época em que foi criado, o miojo era caríssimo. Custava seis vezes mais do que o macarrão comum. O primeiro sabor foi o de galinha.

 

Existe na cidade japonesa de Yokohama um museu totalmente dedicado ao miojo. A cidade norte-americana de Nova York, por sua vez, possui um restaurante gourmet com pratos feitos de macarrão instantâneo. Detalhe: ele se chama Momofuku Noodle.

 

O macarrão instantâneo foi à princípio comercializado nos supermercados brasileiros com a marca Miojo. O nome pegou tanto que acabou se tornando sinônimo do produto. Hoje, qualquer macarrão instantâneo é chamado pelos brasileiros de Miojo.

 

O macarrão instantâneo cozinha rápido por que chega à panela quase pronto. Durante a fabricação, ele é cozido e, em seguida, frito num processo em que perde toda a água. Ele adquire a cor amarela por causa dos temperos acrescentados antes da fritura.

 

Acredite se quiser, mas os japoneses tem um orgulho imenso de ter apresentado o lamen para o mundo. O motivo: para eles, o macarrão instantâneo não é propriamente um produto japonês, mas um produto global.

 

Se você comesse macarrão instantâneo em todas as refeições, gastaria em torno de 400 dólares por ano. Por ser barato, o lamen garantiria todas as suas refeições diárias.

 

Existem uma imensa variedade de restaurantes no Japão. Boa parte é especializada num determinado prato da culinária local. O restaurante do tipo sushi-ya, por exemplo, é especializado em sushis. O yakitori-ya serve basicamente yakitori. O tempura-ya é especializado em tempurá. O ramen-ya tem como especialidade o “ramen”, macarrão do tipo miojo.

 

O maior consumidor mundial de macarrão instantâneo é a China, com quase 45 bilhões de pacotes por ano. Isso equivale a quase metade da produção mundial. Em seguida, vem os indonésios e os japoneses.

 

O Brasil consome cerca de 180 mil toneladas de lamen por ano. Detalhe: o sabor mais apreciado por aqui é o galinha caipira.

 

O primeiro macarrão consumido no espaço foi o instantâneo. Ele foi inventado pelo próprio Momofuku Ando para a missão do astronauta japonês Seichi Noguchi, que viajou ao espaço em 2005. Para evitar a dispersão, o caldo é mais espesso. O produto foi embalado à vácuo.

 

O lamen não só engorda como aumenta a quantidade de sódio e gordura no organismo (lembrando que ele vem com um tempero à parte e é frito no processo de fabricação). Enquanto uma porção de macarrão com possui em torno de 320 calorias, a de lamen possui 420.

 

Fontes: Nissin.com, Wikipédia, Mundo Estranho, Brasil Post, Made in Japan.

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