Belize é um dos país mais desconhecidos da América Central. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas informações a seu respeito. Veja também o mix de curiosidades que nós preparamos para você.
Com apenas 22.960 quilômetro quadrados, Belize é um dos menores países da América Central. Só para efeito de comparação, ele é só um pouco maior do que o estado brasileiro de Sergipe.
A língua oficial de Belize é o inglês, embora boa parte da população fale espanhol e crioulo belizenho (uma mistura de inglês com línguas africanas e indígenas).
Metade da população de Belize tem o espanhol como segunda língua.
Com pouco mais de 330 mil habitantes, Belize é um dos países com a mais baixa taxa populacional de toda a América Central. Mais de 20% da população vive na Cidade de Belize.
Belize é um dos mais jovens países do continente americano. Sua independência foi conquistada somente em 1984.
Belize é membro da Comunidade Britânica e tem a rainha Elizabeth II do Reino Unido como chefe de Estado.
A maior parte da população é católica romana, mas existe um grande percentual de anglicanos e protestantes.
As cidades mais populosas de Belize são Cidade de Belize, San Ignacio, Orange Walk, Belmopan e Dangriga. A capital do país é a cidade de Belmopan.
Metade do território do país é ocupado por densas florestas tropicais. O clima tropical e a natureza exuberante atraem milhares de turistas todos os anos.
Por falar em turistas, esse pequeno país da América Central é um dos principais polos de mergulho em alto-mar. A barreira de corais de Belize é a maior do hemisfério ocidental e a segunda maior do mundo, atrás somente da Grande Barreira de Corais da Austrália.
Uma das principais fontes de renda do país é a agricultura. Belize é um grande produtor de cana-de-açúcar, banana e laranja.
O clima é quente e bastante úmido. Um dos maiores problemas de Belize são os furacões que volta e meia atingem o país, provocando mortes e danos materiais.
Assim como em muitas regiões tropicais, existem no interior do país uma grande número de casas construída acima do chão para evitar a invasão de animais silvestres como cobras e lagartos
Há mais belizianos vivendo fora do país do que no próprio país. Eles são responsáveis pela entrada de milhões de dólares em remessas, ajudando a sustentar a economia local.
Belize é ao lado do México e da Guatemala um dos melhores locais para visitar as ruínas da civilização Maia. A região foi habitada pelos maias entre os séculos XI e XIV.
Fontes: Wikipédia, Enciclopédia Ilustrada Folha, Almanaque Abril, UOL, Terra, IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário