quarta-feira, 26 de agosto de 2020

CONHEÇA 30 CURIOSIDADES MUITO INTERESSANTES SOBRE A FINLÂNDIA

Bandeira da Finlândia

 

Situada no norte da Europa, a Finlândia vem chamando a atenção em virtude do elevado nível do sistema educacional e de alguns detalhes curiosos como a obsessão por saunas, o campeonato de arremesso de celulares e coisa e tal. Acompanhe os tópicos a seguir e veja algumas curiosidades sobre esse interessante país.

 

O nome oficial do país é República da Finlândia.

 

Três quartos da superfície do país são cobertos por florestas – a típica floresta boreal do hemisfério norte.

 

Existem 187 mil lagos e 180 mil ilhas no território da Finlândia. Somados aos cursos de água, os lagos ocupam mais de 10% da superfície do país.

 

A Finlândia é o país menos densamente povoado da União Europeia, com 5,5 milhões de habitantes (dados de 2019) – a maioria concentrada no sul.

 

Helsinque não é só o principal porto, é a capital da Finlândia. Chamada de “cidade branca do norte”, devido aos seus edifícios de pedra claras, Helsinque concentra a maior parte da população finlandesa.

 

Helsinque é a segunda capital mais ao norte do planeta, atrás somente da islandesa Reikjavik.

 

As cidades mais populosas são, pela ordem: Helsinque, Tampere e Turku.

 

As línguas oficiais são o finlandês e o sueco. Por falar nisso…

 

Você sabia que o finlandês não se parece nem um pouco com a maior parte das línguas europeias – diga-se, as línguas eslavas, germânicas e latinas? Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas (ou ugro-finês), o finlandês se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.

 

O país já foi parte da Suécia e da Rússia. A independência da Rússia foi declarada somente em 1917. Hoje, a Finlândia é um dos países-membros da União Europeia e da Zona do Euro.

 

A expectativa de vida é alta entre os finlandeses: 80 anos.

 

A Finlândia é um país com total liberdade de culto, mas a maior parte da população pertence a Igreja Evangélico-Luterana.

 

No norte do país – nas proximidades do Círculo Polar Ártico –, o Sol não se põe durante 120 dias do ano.

 

Os invernos são rigorosos e duram até sete meses no norte finlandês. As precipitações de neve são constantes.

 

O esporte mais popular na Finlândia é o hóquei no gelo.

 

Os jovens finlandeses adoram rock, especialmente heavy metal (na verdade, um metal mais melódico, de influência clássica e lírica). As bandas de metal finlandesas mais conhecidas no cenário internacional são Stratovarius, Sonata Arctica e Nightwish.

 

A sauna é praticamente uma instituição finlandesa. Existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem consegue permanecer mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º Celsius.

 

Peixes e batatas são largamente consumidos pelos finlandeses. Fritos, grelhados ou defumados, os peixes mais comuns são o salmão, o arenque e a lampreia. As salsichas também são comuns nas mesas finlandesas. A carne de boi ou porco também não fica atrás na preferências dos finlandeses.

 

Uma das bebidas alcoólicas mais consumidas é a koskenkorva – uma espécie de vodca finlandesa.

 

Um pesquisa divulgada em 2011 pela Universidade de Bradley, Estados Unidos, apontou a Finlândia como o país mais promíscuo do mundo. Realizada com 15 mil pessoas de 48 países do mundo, a pesquisa deu ao finlandês o título de povo que tem o maior número de parceiros ao longo da vida.

 

A Finlândia é um dos maiores exportadores de madeira, móveis residenciais e maquinário para a indústria madeireira do mundo.

 

Não existe sinal de TV gratuito. Assim sendo, os finlandeses são obrigados a pagar uma taxa anual (algo em torno de 200 euros) para poder assistir televisão.

 

O primeiro torpedo de celular da história foi enviado em 1993 na Finlândia.

 

Por falar em celular, você sabia que existe na Finlândia um bizarro Campeonato Mundial de Arremesso de Celular?

 

O governo finlandês distribui para as mães de recém-nascidos caixas de papelão com fraldas, produtos de higiene, brinquedos e até livros. O curioso é que essas caixas também são utilizadas como berços, já que vêm com um cochãolzinho.

 

A Finlândia é um dos melhores países do mundo para ter filhos. As mães, por exemplo, possuem um ano de licença maternidade. Fora isso temos que um dos genitores podem ficar em casa cuidando da criança até ela completar 3 anos de idade, com um auxílio no valor de R$ 1.600 mensais oferecido pelo governo. As creches são gratuitas.

 

Mais uma informação de deixar os brasileiros com inveja: a Finlândia possui o melhor sistema educacional do mundo. É também um dos poucos lugares onde as mulheres tem a probabilidade de se sair melhor em ciências do que os homens (um detalhe: o país possui a 5a posição em ciências a nível global).

 

Os finlandeses começam a comemorar o Natal com o pôr do sol do dia 24 de dezembro.

 

A Lapônia, terra de Papai Noel (chamado de Pai Natal em Portugal) fica no norte da Finlândia. Quer saber o endereço do Bom Velhinho? Anote aí:

SANTA CLAUS' Main Post Office

Santa Village

Finland

FIN-96930 NAPAPIIRI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário