quarta-feira, 12 de agosto de 2020

25 CURIOSIDADES SOBRE OS ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS DO BRASIL

Mapa do Brasil
 

Qual é o rio brasileiro mais extenso? Qual a montanha mais alta? Qual o estado com maior número de municípios? Qual a capital mais ao norte? E qual a cidade mais populosa? Descubra nas linhas abaixo essas e outras curiosidades sobre os aspectos físicos e geográficos do Brasil.

 

O rio mais extenso do mundo é o Amazonas, com 6.850 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros a mais que o segundo colocado, o rio Nilo.

 

O Amazonas não é só maior em extensão, como é em volume de água. Basta menos de 1 minuto de vazão para que ele consiga saciar a sede de toda a humanidade.

 

O Amazonas despeja nada menos que 175 milhões de litros de água por segundo no Oceano Atlântico. Acredite se quiser, mas isso corresponde a 20% da vazão de todos os rios do planeta. O rio Tâmisa demoraria cerca de 1 ano para despejar a mesma quantidade de água no mar.

 

A largura do Amazonas é de 6 a 8 quilômetros, mas em alguns trechos pode chegar a incríveis 50 quilômetros, tornando impossível enxergar a outra margem.

 

Os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo ficam no rio Negro, um afluente do Amazonas. O maior é Mariuá, com mais de 700 ilhas. O segundo maior é Anavilhanas, com cerca de 400 ilhas.

 

A maior ilha fluvial do mundo é a Ilha do Bananal, no rio Araguaia, estado do Tocantins, divisa com o Mato Grosso.

 

O maior rio do mundo é o Amazonas, mas o maior inteiramente brasileiro é o São Francisco.

 

O rio São Francisco possui 2.700 quilômetros de extensão, praticamente a mesma distância entre as cidades de São Paulo/SP e João Pessoa/PB.

 

A montanha mais alta do país é o Pico da Neblina, no estado do Amazonas, com 2.995 metros de altitude.

 

A cidade mais alta é Campos do Jordão, em São Paulo, localizada a 1.628 metros de altitude.

 

Embora distante 545 quilômetros de Recife, o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado parte do território do estado de Pernambuco. Detalhe: a capital mais próxima é Natal, no Rio Grande do Norte.

 

O ponto mais ao ocidente do Brasil é a nascente do rio Moa, no Acre (que é também o último lugar do país a ver o pôr-do-sol). O município mais ao oeste é Mâncio Lima, no mesmo estado.

 

O povoado mais ao leste é Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha.

 

A cidade mais ao norte é Oiapoque, no Amapá. Ela possui em torno de 24 mil habitantes, que vivem numa área 21 vezes maior do que a da cidade de São Paulo, no estado de mesmo nome. Já a cidade mais ao sul é Chuí, no estado do Rio Grande do Sul.

 

A capital mais ao sul é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Localizada em Roraima, Boa Vista é a capital mais ao norte.

 

A capital mais ao leste é João Pessoa, no estado da Paraíba.

 

Macapá, a capital do Amapá, é a única cidade brasileira cortada pela Linha do Equador, daí que a população pode testemunhar o equinócio (quando os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador) duas vezes por ano.

 

Com 44 milhões de habitantes, o estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil. O menos populoso é Roraima, com 514 mil pessoas.

 

O estado brasileiro com maior número de municípios é Minas Gerais, com 853. Roraima é o estado com menos municípios, apenas 15.

 

Com 1,54 milhões de quilômetros quadrados, o Amazonas é o maior estado do Brasil.

 

Sergipe é o menor estado do país, com 21,9 mil quilômetros quadrados.

 

A capital mais distante do litoral é Cuiabá, no Mato Grosso.

 

Altamira, no estado do Pará, é o maior município do mundo. Se fosse um país, ele seria o 100º maior em extensão.

 

Com 11,5 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo é mais populosa do Brasil.

 

A região metropolitana de São Paulo é a terceira maior do mundo em número de habitantes: 22 milhões de pessoas.

 

Obs: os dados aqui mencionados são referentes ao ano de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário