A Mata Atlântica acompanhava quase toda a faixa litorânea brasileira, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ocupava também parte dos territórios dos atuais Paraguai, Uruguai e Argentina. Era a maior área de floresta tropical do Brasil, atrás apenas da Amazônia. Veja algumas coisas que você devia saber sobre ela nos tópicos a seguir.
A Mata Atlântica foi batizada com esse nome exatamente por que acompanhava quase todo o litoral do Brasil.
A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Hoje, restam apenas 7% dos 1,3 milhão de quilômetros quadrados da floresta original - concentrados, em sua maior parte no Sudeste do país.
A Mata Atlântica foi – e ainda é – um dos biomas mais ricos em biodiversidade e com um dos altos índices de endemismo (espécies que se desenvolvem numa região restrita) do planeta.
Por falar em endemismo, você sabia que das 20.000 espécies de plantas da Mata Atlântica, 8.000 só existem lá? E que, das 1.807 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, 389 são endêmicas?
Das 370 espécies de anfíbios, 90 são endêmicas. Das 350 espécies de peixe, 113 só são encontrados na Mata Atlântica.
A maior diversidade de árvores do mundo está na Reserva Biológica de Una (uma reserva da Mata Atlântica), no sul da Bahia, com 450 espécies diferentes num só hectare de floresta.
Quais as plantas mais representativas (ou plantas-símbolo) da Mata Atlântica? As bromélias e as orquídeas. E os animais? O papagaio-de-cara-roxa e o mico-leão dourado.
A árvore mais derrubada foi o pau-brasil, mas outras espécies foram exploradas até chegar à beira da extinção. São elas: o palmito, a sucupira, o jacarandá, a peroba, a canjarana, o tapinhoã e o pequi, entre outras.
Algumas espécies animais encontradas na Mata Atlântica: onça-pintada, jaguatirica, suçuarana, gato-maracajá, lobo-guará, cachorro-vinagre, jacaré, sucuri, capivara, cutia, paca, quati macaco-prego, macaco-aranha etc.
O primeiro parque brasileiro foi o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937. Segundo dados do WWF, o Itatiaia abriga 360 espécies de aves (incluindo gaviões, codornas e tucanos) e 67 espécies de mamíferos (como pacas, macacos e preguiças).
Uma das mais intocadas e fascinantes reservas da Mata Atlântica original está na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Só a região no Vale do Ribeira, no Sul do estado de São Paulo, abriga mais de 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais.
Você sabia que existem ainda resquícios de Mata Atlântica na cidade de São Paulo? E que existe um pequeno pedaço desse bioma, o Parque do Trianon, em plena avenida Paulista?
Parte da Mata Atlântica foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera durante os anos 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário