sexta-feira, 7 de agosto de 2020

15 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE A LIBÉRIA

Bandeira da Libéria
 

Localizada na África Ocidental, a Libéria faz fronteira com países como Serra Leoa e Costa do Marfim. Sua capital é Monróvia. Mas você sabia que esse país foi em grande parte construído por negros oriundos da América do Norte? Veja mais curiosidades a respeito nas próximas linhas.

 

O nome oficial do país é República da Libéria.

 

A capital da Libéria é a cidade de Monróvia. Ela recebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente norte-americano James Monroe.

 

O país foi praticamente “construído” para assentar ex-escravos norte-americanos na África. Seu nome significa “País dos Libertos”.

 

Um em cada três habitantes do país vive na capital, Monróvia. A segunda e terceira cidade mais populosa são Gbanrga e Kakata.

 

Os cristão representam 40% da população, o mesmo contingente de animistas. Os outros 20% são muçulmanos.

 

Cerca de 2,5% dos habitantes da Libéria são descendentes de ex-escravos norte-americanos que se fixaram no país.

 

A Libéria é considerada um dos países mais corruptos do mundo, ao lado de nações como Afeganistão, Sudão, Somália e Coréia do Norte.

 

O país possui também uma baixa expectativa de vida: 45 anos.

 

A maior parte da população sobrevive com menos de 1 dólar por dia.

 

A Libéria é um dos poucos países africanos que não foram colonizados por europeus.

 

Os principais produtos de exportação liberianos são a madeira, a borracha e o minério de ferro.

 

A bandeira da Libéria é bastante parecida com a dos Estados Unidos. A principal diferença é que, ao invés de 50 estrelas, ela possui apenas uma.

 

A moeda local é o dólar liberiano.

 

Acredite se quiser, mas existe na Libéria uma ilha fluvial habitada apenas por chimpanzés contaminados por doenças. Eles foram transferidos para lá depois que um centro de pesquisas em doenças foi fechado. A ilha não possui habitantes humanos.

 

A Libéria foi o primeiro país da África a eleger uma mulher como presidente. Ellen Johnson-Serleaf foi eleita pela primeira vez em 2005 e reeleita em 2011. Um detalhe: ela foi uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz de 2011.

 

Fontes: Wikipédia, Almanaque Abril, Brasil Escola.

 

Um comentário: