segunda-feira, 24 de agosto de 2020

35 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SURPREENDENTES SOBRE A HOLANDA

Bandeira da Holanda
 

Você sabia que grande parte do território holandês fica abaixo do nível do mar? Sabia que a Holanda é um país quase totalmente plano? Descubra nas próximas linhas outras curiosidades sobre esse que é um dos mais atraentes países da Europa, que tem Amsterdã como principal cidade.

 

A Holanda é normalmente chamada de Países Baixos (ou Nederlands, literalmente “Países Baixos”). Ela recebeu esse nome por causa das 12 províncias locais, os tais países.

 

A Holanda é extremamente plana (praticamente não possui montanhas) e 40% do país fica abaixo do nível do mar.

 

Vaalserberg, o ponto mais alto de toda a Holanda, fica a apenas 323 metros acima do nível do mar. O aeroporto de Schiphol está a 4,5 metros acima do nível do mar.

 

As cidades mais populosas do país são Amsterdã, Roterdã, Haia e Utrecht.

 

A capital dos Países Baixos é Amsterdã, mas a sede do governo fica na cidade de Haia.

 

A língua nacional é o holandês, ou neerlandês, mas quase toda a população tem o inglês como segunda língua.

 

Acredite se quiser, mas existem mais bicicletas do que gente na Holanda. São 18 milhões de magrelas para uma população de 16,8 milhões de pessoas.

 

Os Países Baixos têm mais de 15 mil ciclovias, além de estacionamento para bicicletas em tudo quando é lugar.

 

A Nova Zelândia é um país da Oceania, mas onde fica a “Velha” Zelândia? Na verdade, era um arquipélago chamado Zeeland, pertencente aos Países Baixos. Como foram navegadores holandeses que descobriram as ilhas da atual Nova Zelândia, eles as batizaram de Nieuw Zealand. Aliás, a Austrália foi inicialmente batizada de Nova Holanda.

 

Os holandeses são o povo mais alto do mundo. Os homens têm uma média de 1,84 metro de altura e as mulheres, 1,78 metro.

 

As mulheres holandesas preferem ter seus bebês em casa. É por isso que, ao contrário do que acontece no restante do mundo, 30% dos bebês holandeses nascem em casa.

 

Os holandeses comemoram o Natal durante dois dias: 25 e 26 de dezembro. A troca de presentes, porém, é feita no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau.

 

Os holandeses são um povo extremamente liberal. O naturismo, o casamento gay, o uso recreativos de drogas como a maconha, a eutanásia, o aborto e a prostituição são praticamente liberados (com algumas ressalvas, é claro).

 

A Holanda é um dos maiores produtores de flores do mundo. As flores por lá cultivadas são exportadas para quase toda a Europa, principalmente a tulipa. Os campos de tulipas são alguns dos principais pontos de atração turística holandeses.

 

Apesar de ter se originado no território da atual Turquia, a tulipa se transformou num símbolo da Holanda. Ela foi levada para lá somente no século 17.

 

A Holanda é um dos países mais densamente povoados do planeta, com 450 habitantes por quilômetro quadrado. Quase metade da população vive em torno de três cidades: Amsterdã, Haia e Roterdã.

 

A Holanda é sede de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados na cidade Haia, bem como a sede da agência da União Europeia de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital legal do mundo".

 

Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais influentes metrópoles do mundo, foi fundada em 1624 por holandeses. A cidade foi batizada de Nova Amsterdã e só mais tarde recebeu o nome atual.

 

O Nordeste brasileiro chegou a ser, durante um certo tempo, colônia holandesa. O domínio holandês teve três fases. A primeira iniciou-se em 1630 e foi marcada pelo esforço holandês para eliminar o principal núcleo resistente à invasão, o Arraial do Bom Jesus, que caiu em 1635. A segunda correspondeu à consolidação do domínio flamengo, de 1635 a 1645, com destaque para a gestão de Maurício de Nassau. Finalmente, a terceira durou até 1645, ano em que a Insurreição Pernambucana conseguiu expulsar os holandeses do Nordeste.

 

Os Países Baixos possuem dois territórios autônomos no Caribe : as Antilhas Holandesas e Aruba.

 

A Indonésia, um dos mais populosos países do mundo atualmente, foi colônia holandesa até 1963.

 

A Guiana Holandesa foi possessão holandesa até 1976, quando conseguiu sua independência e adotou o nome de Suriname. Detalhe: o Suriname faz fronteira com o estado brasileiro do Pará.

 

O município brasileiro de Holambra (derivado da junção de Holanda, América e Brasil), no estado de São Paulo, recebeu esse nome em virtude de uma colônia holandesa que estabeleceu na região. Holambra é um dos maiores produtores de flores – inclusive tulipas – do país.

 

Os africâneres (ou bôeres) são descendentes de colonos franceses, alemães e, em sua grande maioria, holandeses estabelecidos na África do Sul. Eles desenvolveram sua própria língua, o africâner, que é atualmente uma das onze línguas oficiais da África do Sul.

 

O hino nacional mais antigo do mundo é o holandês. Chama-se Wilhelmus e foi composto entre 1568 e 1572 em homenagem a William de Orange (mártir da independência da Holanda) e é usado até hoje como hino oficial do país. O curioso é que ele só foi oficializado como o hino nacional em 1932.

 

O maior porto do mundo é o de Roterdã, na Holanda.

 

Por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Simples, o laranja é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português), da família real da Holanda, que começou em 1544 e continua até hoje com a rainha Beatriz. Detalhe: o país é uma monarquia parlamentarista.

 

As cenouras são originariamente roxas e brancas. Adquiriu a cor laranja graças aos holandeses que, através de diversos cruzamentos, criaram a cenoura de cor laranja para homenagear a família real do país.

 

Os holandeses estão os maiores consumidores de café do mundo. Cada pessoa bebe em média 140 litros de café por ano, ou cerca de três xícaras por dia.

 

Enquanto os brasileiros costumam comer pão somente no café da manhã, os holandeses comem em todas as refeições. Chama bastante a atenção o gosto pelo hagelslag, um pão com manteiga e chocolate granulado.

 

A seleção holandesa participou de nove Copas do Mundo. As melhores participações foram em 1974, 1978, 2010 e 2014.

 

Os holandeses jogaram quatro vezes contra os brasileiros em Copas do Mundo. Resultado: duas vitórias, uma derrota e um empate.

 

Um dos esportes favoritos dos holandeses é o kickboxing (luta full contact). Alguns dos melhores lutadores do mundo são holandeses.

 

A Holanda se orgulha de ser o lar de pintores como Rembrand, Johannes Vermeer, Frans Post e Vincent van Gogh. Aliás, existe em Amsterdã um museu totalmente dedicado a Van Gogh, com a maior coleção de pinturas do mestre em todo o mundo.

 

A Holanda é um país com maior percentual de ateus de toda a Europa. A religião é considerada assunto de foto íntimo e, por isso mesmo, as pessoas não costumam discuti-la em público. Por falta de interesse na religião, igrejas estão sendo aos poucos transformadas em bares, casas de shows e livrarias.

 

Um última curiosidade: é possível cruzar o país inteiro em cerca de 4h de viagem de automóvel. Justifica-se: a Holanda é somente um pouco maior do que Alagoas, um dos menores estados do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário