quarta-feira, 12 de agosto de 2020

24 CURIOSIDADES E FATOS INSÓLITOS SOBRE A COLÔMBIA

Bandeira da Colômbia
 

Todos sabem que a Colômbia é um país sul-americano cuja capital é Bogotá. Sabem também que se trata da terra natal de Shakira, Gabriel Garcia Márquez e Pablo Escobar. Mas a Colômbia é também uma grande produtora de flores e esmeraldas. Percorra as próximas linhas e veja outra curiosidades sobre esse fascinante país.

 

Colômbia significa Terra de Cristóvão Colombo e recebeu esse nome em homenagem ao descobridor da América.

 

Simón Bolívar, herói da independência colombiana, é também considerado herói na Venezuela, Panamá e Equador.

 

Com 48 milhões de habitantes, a Colômbia possui a terceira maior população da América Latina, depois de Brasil e México, e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil.

 

A capital do país é a cidade de Bogotá, no Distrito Capital (como é conhecido o Distrito Federal de lá).

 

As cidades mais populosas são, pela ordem: Bogotá, Medellín, Cali, Barranquilla e Cartagena das Índias.

 

Bogotá é a quarta cidade mais populosa da América do Sul, depois de São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

 

A Colômbia possui a quarta maior população de língua espanhola do mundo, depois de Estados Unidos, México e Espanha.

 

Na época da colonização espanhola, o território colombiano fazia parte do Vice-Reino de Nova Granada, que também compreendia a Venezuela, o Equador, o Panamá e a região noroeste do Brasil.

 

A independência de Nova Granada ocorreu em 1819, três anos antes da independência brasileira. Uma década depois, a Venezuela e o Equador se separaram, formando Estados independentes. O Panamá só se separou em 1903.

 

Você sabia que a Colômbia já foi chamada de Estados Unidos da Colômbia?

 

A bandeira colombiana possui três cores: amarelo, azul e vermelho. Amarelo: representa a riqueza de solo. Azul: simboliza os mares que banham território. Vermelho: significa o sangue derramado pelos heróis nos campos de batalha pela pátria e pela liberdade. Um detalhe: são as mesmas cores das bandeiras do Equador e da Venezuela.

 

O conflito mais duradouro da América Latina, entre os guerrilheiros de esquerda, paramilitares de direita e o governo, tem a Colômbia como palco.

 

A população colombiana é uma das mais etnicamente diversificadas da América Latina. Além de descendentes dos povos indígenas que habitavam o país antes do descobrimento da América, ela possui um grande contingente de pessoas de origem europeia (espanhóis, em sua maioria) e africana.

 

Uma curiosidade interessante: você sabia que existe um estado colombiano (por lá conhecido como departamento) chamado Amazonas?

 

Os principais departamentos/estados colombianos são: Distrito Capital (região de Bogotá), Antioquia (que inclui a cidade de Medellín), Valle del Cauca (onde está situada Cali, outra cidade importante), Bolívar (região de Cartagena) Guaviare, Atlántico, Cundinamarca, Nariño, Magdalena, Norte de Santander e Boyacá.

 

A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de café. O café colombiano é conhecido em todo o planeta por sua excelente qualidade.

 

Nem todos sabem, mas a Colômbia é um grande produtor de flores. As rosas colombianas são famosas no mundo todo. Conhecidas pela sua durabilidade e pelo seu tamanho (elas chegam a medir 11 centímetros), elas tem o Brasil como um dos principais compradores.

 

O país é o primeiro produtor latino-americano de carvão e o maior produtor mundial de esmeraldas. Mais de 95% da produção global de esmeraldas saem da Colômbia.

 

Com exceção do Natal e do Ano Novo, todos os feriados colombianos são remanejados para a segunda ou sexta-feira. Ou seja, lá não existe feriado no meio da semana.

 

As residências e fortalezas do mega traficante Pablo Escobar, morto nos anos 90, viraram atrações turísticas na cidade de Medellín. Os visitantes podem não só conhecer os lugares onde ele vivia, como aprender sobre a história do tráfico de drogas na região. 

 

O biquíni fio-dental é chamado pelos colombianos de tanga brasileira.

 

O prato típico da Colômbia é o ajico, uma espécie de canja feita com galinhas e batatas.

 

O arroz é um dos ingredientes de maior presença na culinária colombiana. Ele é usado como ingredientes de pratos como os tamales (enrolados de arroz com frango e verdura), lechona (porco recheado com arroz e carne) e a bandeja paisa (uma mistura de diversos ingredientes ao arroz, entre eles o feijão).

 

Entre os pratos típicos da população da província de Santander estão formigas fritas (hormiga culona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário