domingo, 1 de novembro de 2020

18 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A CINEBIOGRAFIA DE JACKIE CHAN


Entre os atores mais famosos de filmes de artes marciais, vale lembrar de Bruce Lee, Jet Li, Chow Yun-Fat e Jackie Chan. O mais premiado é, não resta dúvida, Jackie Chan. Mas o que você sabe sobre ele? Percorra as próximas linhas e descubra algumas curiosidades sobre esse astro nascido em Hong Kong.

 

O nome verdadeiro do lutador de artes marciais, produtor, roteirista, cantor e ator Jackie Chan é Chan Kong-sang.

 

Jackie Chan nasceu em Hong Kong, em 1954. Detalhe: na época, Hong Kong era protetorado britânico.

 

Como era uma criança cheia de energia – daquelas não ficam quietas um só instante – e que vivia rolando pelo chão, Chan foi apelidado por sua mãe de Pao-Pao, que significa “bala de canhão”.

 

Ele nasceu numa família bastante pobre. Seus pais o abandonaram quando ainda era muito pequeno, indo morar na Austrália. Chan foi criado num orfanato, onde começou a ter as suas primeiras aulas de teatro e artes marciais.

 

Acredite se quiser, mas ele começou a atuar com apenas 5 anos de idade.

 

Ele começou a ser chamado de Jackie quando trabalhava como operário, em Camberra, na Austrália.

 

Ele fala sete línguas: cantonês, mandarim, inglês, alemão, coreano, tailandês e japonês.

 

Ele é um grande fã de Charles Chaplin e Buster Keaton.

 

Jackie Chan sempre dispensou dublês nas cenas perigosas, quebrando desse modo o nariz, o tornozelo e os dedos diversas vezes. No filme Arrebentando em Nova York, teve as pernas esmagadas numa colisão entre dois carros.

 

Quando filmava Armadura de Deus, em 1986, ele quase morreu. Na cena em que precisava saltar de um edifício para uma árvore, errou o cálculo e acabou sofrendo traumatismo craniano. Com esse acidente, Jackie Chan perdeu parte da audição.

 

Ele é casado com a taiwanesa Lin Feng-jiao desde 1982, com quem teve um filho.

 

Em 2015, tornou-se o segundo ator mais bem pago do mundo, com US$ 50 milhões de faturamento. Hoje, está em quinto lugar, com 45 milhões.

 

Jackie Chan é um dos poucos atores orientais com o nome gravado na Calçada da Fama, em Hollywood, Estados Unidos. Ele foi o primeiro ator chinês a receber um Oscar honorário.

 

Além de ator, Jackie Chan é um cantor muito prestigiado na Ásia. Formado pela ópera de Pequim, gravou seu primeiro álbum em 1984 (foram 12 álbuns até 2018). Ele usa a sua voz também para dublar em chinês as canções dos filmes da Disney.

 

Jackie foi citado duas vezes no Guiness, o Livro dos Recordes. A primeira citação ocorreu pelo maior número de acrobacias feitas por um artista vivo; e a segunda, pelo maior número de tarefas exercidos por uma pessoa num único filme. Foi no filme Operação Zodíaco, quando exerceu os cargos de produtor, diretor, coreógrafo, ator...

 

Estrelado por Chan, o filme Dragon Lord foi citado pelo Guiness Book como a produção com maior número de cenas regravadas. Acredite se quiser, mas ele refez as cenas iniciais “apenas” 2.900 vezes antes de se dar por satisfeito.

 

Jackie Chan atuou em mais de 100 filmes ao longo da carreira, sendo que nos 20 primeiros fez apenas papéis secundários.

 

Famoso no mundo todo, ele acabou virando protagonista de uma série de animação chamada no Brasil de As Aventuras de Jackie Chan. Detalhe: é ele quem faz a dublagem de seu personagem no original.

 

Fontes: Wikipédia, BOL, Mega Curioso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário