quarta-feira, 4 de novembro de 2020

12 CURIOSIDADES SOBRE O MAIOR INIMIGO DE BATMAN: O CORINGA


O Coringa é, sem sombra de dúvida, um dos vilões mais populares dos quadrinhos. Inspirado num personagem de Victor Hugo, pareceu pela primeira vez em 1940. Veja nas linhas seguintes uma lista de curiosidades e fatos interessantes a seu respeito. Você sabia, por exemplo, que o Coringa já ganhou um Leão de Ouro em Veneza?

 

O vilão Joker, ou Coringa, apareceu pela primeira vez em Batman 1, em abril de 1940.

 

Seus criadores foram Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson.

 

Acredita-se que a inspiração para criar o personagem veio em grande parte do personagem Gwynplaine, personagem com uma cicatriz no rosto que dá a aparência de que está sempre rindo, do romance O Homem Que Ri, do escritor francês Victor Hugo.

 

O nome verdadeiro do Coringa é Jack Napier. Ele possui 1,83 metro de altura e 73 quilos, além de que teria nascido na cidade de Gothan City.

 

Ele não possui nenhum super poder, mas usa com frequência seus conhecimentos em química, além de habilidade para desenvolver armamentos para criar armadilhas/armas temáticas como flores de lapela que projetam ácido e cartas de baralho com pontas cortantes.

 

Uma de suas armas favoritas é o “veneno do coringa”, um gás que se inalado faz as pessoas rirem até morrem (e ainda ficarem com uma aparência risonha após a morte, cabe lembrar).

 

Nem todos os fãs de quadrinhos sabem, mas o Coringa já teve a sua própria revista em quadrinhos, que acabou sendo extinta em virtude das vendas baixas.

 

Consta que o Coringa teria matado Jason Todd, o segundo Robin, e aleijado com um tiro na espinha Barbara Gordon, a Batgirl.

 

A personagem Arlequina, namorada do Coringa em filmes como Esquadrão Suicida, apareceu pela primeira vez em 1992 num desenho animado do Batman. A acolhida do público foi tão grande que a sua participação foi ampliada, além de que ela ganhou até uma revista própria.

 

No seriado clássico dos anos 1960, o personagem foi interpretado pelo ator norte-americano Cesar Romero. O detalhe é que, ao invés de cruel, o personagem de Batman era até um bocado cômico.

 

No cinema, o Coringa foi interpretado por Jack Nicholson, Heath Ledger, Jared Leto e Joaquin Phoenix.

 

Coringa foi o primeiro filme da DC Comics, e talvez o primeiro adaptado dos quadrinhos, a ganhar o Leão de Ouro do Festival de Veneza.

 

Um comentário: