sexta-feira, 13 de novembro de 2020

18 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS

 

Abraham Lincoln e John Kennedy não foram os únicos presidentes norte-americanos assassinados. A Califórnia já fez parte do México. A primeira cidade dos Estados Unidos foi fundada por espanhóis. Percorra as linhas a seguir e descubra alguns fatos inusitados e curiosidades sobre a história dos Estados Unidos da América. Você vai se surpreender.

 

A expressão Tio Sam originou-se do nome de Samuel Wilson, um antigo fornecedor de provisões para o exército norte-americano. Os fardos e os caixotes com o material traziam a sigla "US Army" – Exército dos Estados Unidos. Os soldados fizeram piada e a sigla teve a interpretação jocosa de "Uncle Sam Army", ou seja, Exército do Tio Sam.

 

Apesar de ser o maior estado em extensão territorial, o Alasca é um dos menos populosos. A população local não chega a 1 milhão de habitantes. Detalhe: o seu território foi comprado dos russos pelos Estados Unidos.

 

O estado da Louisiana foi comprado de Napoleão Bonaparte no início do século XIX. Detalhe: a colônia francesa da Louisiana (ou Territórios de Orleans) na América do Norte era muito maior do que o atual território do estado – ela englobava Oklahoma, Arkansas, Nebraska, Iowa, Missouri e Kansas, além de partes dos territórios do Colorado, de Minessota e de outros estados do centro dos atuais Estados Unidos.

 

Colonizada por espanhóis, a Flórida foi comprada e anexada pelos Estados Unidos no século XIX.

 

Você sabia que, assim como Novo México e outros estados do sudoeste norte-americano, o Texas foi colonizado pelos espanhóis e já foi parte do México?

 

Nova York foi fundada por colonos holandeses com o nome de Nova Amsterdã. Só recebeu o atual nome após ter sido conquistada pelos ingleses, em 1664. O York veio do nobre inglês James Francis Edward Stuart, Duque de York.

 

A primeira sinagoga dos Estados Unidos foi fundada em Nova York. O curioso é que ela foi erguida por judeus oriundos da cidade de Recife, estado de Pernambuco.

 

A cidade norte-americana mais antiga é Saint Augustine, na Flórida. Ela foi fundada em 1565 pelo colonizador espanhol D. Pedro Menendéz de Aviléz.

 

As 13 colônias britânicas que fundaram os Estados Unidos da América foram: Massachusetts, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jersey, Delaware, Pensilvânia, New Hampshire, Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia.

 

A primeira capital dos Estados Unidos foi Filadélfia, no estado da Pensilvânia.

 

O local onde foi construída a cidade de Washington DC, atual capital dos Estados Unidos, foi escolhido pelo primeiro presidente norte-americano: George Washington. Aliás, ela recebeu esse nome em sua homenagem.

 

Visto como um dos “pais da nação” e principal autor da declaração de independência, Thomas Jefferson não assinou a Constituição. Ele estava a serviço na França quando ela foi promulgada.

 

Um dos líderes do movimento da independência dos Estados Unidos, o cientista e jornalista Benjamin Franklin precisou de ajuda para assinar a Constituição. Com a saúde debilitada, ele foi levado à Convenção numa cadeira, e consta que teria assinado o documento chorando.

 

Acredite se quiser, mas a Constituição norte-americana sofreu apenas 17 alterações desde 1791.

 

As celebrações do Dia de Ação de Graças surgiram na região da Nova Inglaterra (no nordeste dos Estados Unidos), quando os antigos colonos agradeciam a Deus pelas colheitas do ano. É por esse motivo que a data é festejada durante o outono no hemisfério norte, época em que as colheitas são finalizadas.

 

O primeiro Dia de Ação de Graças foi comemorado na cidade Plymouth, no futuro estado de Massachusetts, em 1621. Consta que além dos colonos da vila, o banquete pela data reuniu 90 índios.

 

Ao todo, nove presidentes dos Estados Unidos não chegaram ao fim do mandato. Um dos casos mais famosos foi o de Richard Nixon, que renunciou em 1974 em virtude do escândalo Watergate.

 

Dos nove presidentes que não concluíram o mandato, quatro foram assassinados. Foram eles: Abraham Lincoln, James Garfield, William McKingley e John Kennedy. O caso mais famoso foi o assassinato de Kennedy, ocorrido durante um desfile em carro aberto na cidade de Dallas, estado do Texas.

 

Fontes: Wikipédia, Info Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário