Você saber qual as alterações fisiológicas que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez? Sabe quais problemas podem surgir durante a gestação? Veja as respostas nas linhas abaixo e descubra algumas curiosidades muito interessantes sobre a gravidez no reino animal.
Para algumas mulheres, o sinal mais claro de que estão grávidas é a ausência de menstruação. Mas há outros: dores de cabeça, cólicas abdominais, enjoos etc.
Alterações fisiológicas no corpo da mulher durante a gravidez:
01 – Os seios aumentam de tamanho e os mamilos podem ficar mais escuros;
02 – a dilatação do útero comprime a bexiga, dando vontade de urinar a todo instante;
03 – o volume de sangue cresce 50%, aumentando os batimentos cardíacos;
04 – até o final da gravidez, o tamanho do útero aumenta 20 vezes.
Quais exames devem ser feitos durante o tempo em que o bebê está na barriga da mãe (o pré-natal)? Anote aí: ultrassom, translucência nucal, Dopler do ducto venoso e cardiotocografia anteparto. Um detalhe muito importante: os médicos recomendam, no mínimo três ultrassons, feitos entre a 8a e a 36a semana de gravidez.
O que é translucência nucal? É um exame feito entre a 10a e a 14a semana de gravidez que detecta anomalias cromossômicas no feto.
E o que que é Dopler do ducto venoso? É um exame que, como a translucência, detecta problemas de má-formação da criança. É feito entre a 10a e a 14a semana.
E cardiotocografia anteparto? Feito a partir da 36 semana da gravidez, o exame de cardiotocografia anteparto analisa as contrações do útero e capta os batimentos cardíacos do bebê.
O ultra-som é um método que, como todos sabem, permite ver o bebê e até descobrir o seu sexo. Também é usado para observar os órgãos internos dos pacientes.
Dizem por aí que é mais perigoso nascer no oitavo do que no sétimo mês de gravidez, o que não é verdade. É mais perigoso nascer no sétimo mês. Quando maior o tempo que o bebê passa na barriga da mãe, menor o risco de complicações.
Os enjoos durante a gravidez estão relacionados a um hormônio chamado HCG, responsável por ajudar os ovários a produzir progesterona e estrógeno nos primeiros meses.
Assim que engravidam, as mulheres ficam ansiosas para sentir os primeiros chutes do bebê. Mas é bom segurar a ansiedade por que só dá para senti-los a partir da 18a semana. O detalhe é que o bebê começa a se mexer na 10a semana de gestação.
A partir da 14a semana, o bebê começa a fazer movimentos de respiração, a engolir o líquido aminiótico e a franzir as sobrancelhas. Na 23a, ele já ouve e reage a ruídos externos.
O sexo do bebê é definido durante a fertilização. Mas quando dá para descobrir se é menina ou menino? A partir da oitava semana através do exame de sangue de sexagem fetal. O exame de ultrassom só consegue descobrir o sexo a partir da 13a semana.
O peso da gestante deve ser controlado levando em conta a sua massa corporal. Se engordar demais, ela corre o risco de ter problemas de diabete gestacional, hipertensão e de ter parto de cesárea.
Afinal, você sabe o que é eclampsia? É um problema cuja maior característica são os quadros hipertensivos durante a gravidez. O aumento da pressão arterial ocasiona inchaços (o chamado edema), aumento súbito de peso e perda de proteínas através da urina. Nos casos mais graves, pode ocasionar convulsões, sangramento vaginal e até o coma.
E Síndrome Hellp, já ouviu falar? Mais conhecida como Hellp, é um problema raro que pode levar à morte do bebê e da gestante. O Hellp é muitas vezes confundido com a eclâmpsia. Causa destruição dos glóbulos vermelhos pelo rompimento da membrana plasmática; elevação das enzimas hepáticas e baixa contagem de plaquetas - podendo levar à insuficiência cardíaca e pulmonar, hemorragia interna, acidente vascular cerebral e outras complicações graves na mãe.
CURIOSIDADES SOBRE A GRAVIDEZ:
Nos primeiros dias de gravidez, o número de células do zigoto (o estágio inicial do feto), dobra a cada 20 horas.
O coração do embrião começa a bater quando ele está com 4 milímetros (do tamanho de um feijão). Com 1 centímetro, já é possível identificar coração, cérebro, pernas e braços.
A individualidade do embrião é definida a partir da 3a semana, quando as células do zigoto deixam de se dividir.
Ao final de gravidez, o liquido aminiótico aumenta quase 1 litro e a placenta chega a pesar 600 gramas.
Ao contrário do que a gente vê nos filmes e novelas, a bolsa só se rompe em 15% dos casos.
Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista.
O bebê alterna períodos de vigilância e sono, mas, no total, dorme cerca de 16 horas por dia.
Você sabia que já foram registrados casos de homens com gravidez psicológica?
Uma mulher russa teve 69 filhos entre 1 725 e 1 765. Foram 27 partos: 16 de gêmeos, 7 de trigêmeos e 4 de quadrigêmeos.
A gravidez mais curta no reino animal é a do musaranho, que dura 18 dias. A mais longa é ao elefante, cuja duração é 24 meses.
A gestação da baleia não é tão longa quando a do elefante. Ela dura “apenas” 11 meses, mas o bebê é certamente maior. O filhote da baleia-azul (o maior animal da Terra) nasce com quase uma tonelada.
Você sabia que são os machos dos cavalos-marinhos que ficam grávidos? Pois é, a gestação do papai dura 2 meses e começa quando a fêmea transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho.
INFORMAÇÕES MAIS PRECISAS SOBRE GRAVIDEZ NOS SEGUINTES SITES:
http://www.gineco.com.br
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,10543,00.html
http://www.drauziovarella.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário