quinta-feira, 19 de novembro de 2020

16 DADOS, ALERTAS E CURIOSIDADES SOBRE O CÂNCER DE PELE


Milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos, principalmente nos países em desenvolvimento. Muitos casos são de câncer de pele, uma doença muito comum entre homens de pele clara. Confira aqui algumas curiosidades, dados e alertas sobre esse assunto.

 

A cada ano, o câncer provoca 8,2 milhões de mortes em todo o mundo. A maior parte dos casos – em torno de 57% – ocorrem em países em desenvolvimento.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil registrou quase 600 mil novos casos da doença em 2016. Os tipos mais comuns são de mama, próstata e pele.

 

Quase 30% dos novos casos registrados no Brasil são de carcinoma basocelular, carcinoma epidermoide e melanoma, três tipos de câncer de pele.

 

O tipo mais perigoso é o melanoma, que normalmente surge a partir de uma pinta escura. Ele representa apenas 5% dos casos de câncer de pele, mas é responsável por 46% das mortes.

 

As áreas do corpo mais atingidas são rosto, orelhas, tronco e mãos, justamente as mais expostas. O tipo melanoma pode surgir em áreas cobertas como o dorso.

 

Você sabia que o câncer de pele também pode atingir a sola dos pés e palma das mãos? E que um dos fatores para a ocorrência na sola dos pés é o tipo de calçado que usamos?

 

A doença é mais comum em pessoas com pele muito clara, principalmente com mais de 40 anos. Ela é mais rara em crianças e pessoas negras.

 

Pessoas ruivas têm maior propensão a desenvolver câncer de pele do que pessoas com outras colorações de cabelo.

 

O câncer de pele é mais comum em homens de idade avançada e que moram em cidades do interior.

 

A região com maior incidência de câncer de pele, é o sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde existe um grande percentual de descendentes de europeus.

 

Entre os profissionais com maior risco de desenvolver câncer de pele estão pilotos de avião, caminhoneiros, taxistas e motoristas de ônibus.

 

O índice de cura varia de acordo com o tipo de câncer. Ao sinal de qualquer sinal, mancha ou ferimento suspeito, recomenda-se uma visita ao médico.

 

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é comemorado em 08 de novembro.

 

A melhor forma de se prevenir é evitar a exposição aos raios do sol sem proteção, mesmo nos dias nublados. Além do filtro solar, recomenda-se o uso de chapéu, roupas com mangas compridas, óculos escuro e guarda-sol. Deve-se evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

 

O ideal é que o filtro solar seja, no mínimo, fator de proteção 15. Recomenda-se que seja reaplicado a cada 2 horas.

 

Algo que nunca te contaram sobre as tatuagens: elas podem esconder o câncer de pele, sobretudo quando as pintas malignas têm a mesma coloração que o desenho.

 

Fontes: Wikipédia, BBC Brasil, Superinteressante, Mega Curioso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário