domingo, 8 de novembro de 2020

25 SEGREDOS E CURIOSIDADES SOBRE A CASA BRANCA


A Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos, fica na cidade de Washington DC (o “D. C.” significa Distrito de Colúmbia, que é o Distrito Federal norte-americano). Confira alguns fatos interessantes e curiosidades sobre o endereço de presidentes como Barack Obama, Bill Clinton, Jimmy Carter e outros ex-presidentes norte-americanos.

 

Washington recebeu esse nome em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington.

 

As principais atrações turísticas e pontos de referência da cidade de Washington são o Pentágono, o Capitólio (onde funciona o Congresso dos Estados Unidos), o National Mall & Memorial Park, o Lincoln Memorial, o Smithsonia Institution e a Casa Branca.

 

A Casa Branca fica na Pennsylvania Avenue, 1.600 (Avenida Pensilvânia, 1.600).

 

A um custo de US$ 232 mil (valores da época), a construção da Casa Branca começou em 1792 e terminou em 1800. Só começou a ser chamada de Casa Branca em 1901. O único presidente que nunca morou lá foi justamente o primeiro: George Washington.

 

A eletricidade só chegou à Casa Branca em 1891, quase 100 anos após a sua inauguração.

 

O primeiro sistema de comunicação instalado no local foi um telégrafo, o que só ocorreu em 1866. Onze anos depois, em 1877, foi instalado o primeiro telefone.

 

O projeto original é de autoria de James Hoban, um imigrante irlandês que também participou da construção do Capitólio. Ele se inspirou nas mansões neoclássicas da sua terra natal.

 

A Casa Branca possui 6 andares, onde existem 3 elevadores, 8 escadas, 132 cômodos, 11 quartos, 35 banheiros, 412 portas, 147 janelas e 28 lareiras. Existem ainda 1 biblioteca, 1 doçaria, 1 floricultura, 1 centro de apicultura, 1 quadra de basquete, 1 pista de boliche e 1 bunker capaz de resistir a um ataque nuclear.

 

A biblioteca possui 2,7 mil obras de autores norte-americanos. É lá que ocorrem muitos encontros e reuniões de trabalho entre políticos.

 

Existem na Casa Branca 316 obras de arte, a maioria retratos de presidentes e paisagens. A mais valiosa é o retrato de George Washington.

 

A Casa Branca possui 454 funcionários, incluindo 5 chefs de cozinha que se revezam 24 horas por dia.

 

A cozinha tem capacidade para preparar refeições para 140 pessoas, além canapés para 1.000 convidados.

 

Todos os fornecedores das refeições são mantidos em sigilo. Ainda que precisem de horas de antecedência, elas devem ser preparadas no próprio local.

 

Durante o governo do presidente George W. Bush, foram contratados 5 integrantes do grupo Vigilantes do Peso para trabalhar no local.

 

O evento que mais atrai turistas à Casa Branca é o Natal, quando ela recebe em torno de 80 mil pessoas. A decoração de Natal é feita com 30 árvores naturais e 7 artificiais.

 

A Casa Branca recebe em torno de 3.350 visitantes por dia, o que equivale a 1,2 milhão de pessoas por ano.

 

Além da roupa, os visitantes só podem entrar com quatro itens: carteira, celular (que deve ser desligado), chave do carro e guarda-chuva (esqueça a câmera fotográfica). Detalhe: todo mundo é investigado pelo Serviço Secreto.

 

Os turistas só podem visitar 2 andares da residência.

 

Só é permitida a entrada de 10 pessoas por vez, que devem passar por 3 barreiras de segurança. Ninguém passa pelas barreiras sem revistas e verificações de documentos.

 

Por falar em segurança, você sabia que a Casa Branca possui uma sala de guerra onde tudo o que é discutido jamais sai de lá? Chamada de Situation Room, nela são discutidas em torno de 2 mil informações sigilosas por dia.

 

A Situation Room está conectada a centenas de entidades ao redor do mundo. A Central de Inteligência produz 3 relatórios diários sobre política internacional.

 

Os estadistas estrangeiros são recebidos no Salão Oval, onde fica o escritório do presidente dos Estados Unidos.

 

A Presidência dos Estados Unidos recebe 100 mil e-mails, 30 mil telefonemas, 9 mil cartas e mil faxes por dia. O presidente responde apenas 10 cartas.

 

As coisas mais curiosas que foram parar nos jardins da Casa Branca foram um helicóptero, em 1974, e um avião de pequeno porte, em 1994. O piloto do helicóptero foi preso e do avião morreu durante a queda.

 

Fontes: Wikipédia, Super Interessante, Aventuras na História, Guia dos Curiosos, O Globo, UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário