sábado, 14 de novembro de 2020

25 FATOS E NÚMEROS IMPRESSIONANTES SOBRE OS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO



Os atentados de 11 de setembro de 2001 são considerados os maiores atentados terroristas da história. Além de destruir as torres gêmeas do World Trade Center, eles deixaram mais de 2 mil mortos. Descubra os números, fatos e curiosidades impressionantes sobre esse momento sinistro da história moderna.

 

O World Trade Center é um complexo de sete escritórios inaugurados em 4 de abril do ano de 1973 na cidade norte-americana de Nova York, estado de Nova York. As torres gêmeas destruídas em 2001 representavam apenas uma parte desse complexo.

 

Cerca de 50 mil pessoas trabalhavam no WTC e por lá circulavam cerca de 200 mil por dia na época dos atentados terroristas.

 

O 11 de setembro de 2001 caiu numa terça-feira.

 

O primeiro avião atingiu a primeira torre do World Trade Center às 8h46 da manhã nos Estados Unidos. O segundo atingiu a outra torre às 9h02. A primeira torre desabou 57 minutos depois de ter sido atingida. A segunda, caiu 102 minutos depois da colisão.

 

O Boeing 757 da American Airlines caiu sobre o Pentágono, sede das Forças Armadas norte-americanas, às 9h37.

 

O 757 da United Airlines que fazia o voo 93, de Newark a São Francisco, caiu em Pittsburg, na Pensilvânia, às 10h06.

 

A colisão com os aviões fez com que cada uma das torres tremesse por pelo menos 4 minutos.

 

A temperatura nos andares atingidos pelo impacto dos aviões chegou a 1.000º Celsius.

 

A energia liberada com o desabamento das torres corresponde a 1% da energia de uma bomba atômica.

 

O impacto dos desabamentos foi tão forte que gerou uma onda de tremores na terra que puderam ser notados a até 500 quilômetros de distância.

 

A nuvem de poeira tóxica gerada pelo colapso do World Trade Center se espalhou num raio de 2 quilômetros.

 

Os incêndios no chamado Marco Zero (local onde ficavam as torres) duraram 99 dias.

 

Apenas 289 corpos foram encontrados inteiros. E, no total, foram recolhidos 21 mil pedaços de cadáveres. Detalhe: morreram 2.753 pessoas nos ataques às torres gêmeas. 

 

Calcula-se em 200 o número de pessoas que, desesperadas, saltaram das torres em chamas.

 

Oito crianças morreram nos ataques ao World Trade Center. Todas elas estavam nos aviões que atingiram as torres. A mais jovem tinha apenas dois anos.

 

Mais de 3 mil crianças ficaram órfãos de pai ou mãe no 11 de setembro.

 

Ao todo, morreram pessoas de 115 nacionalidades nesses ataques terroristas.

 

Vinte por cento dos norte-americanos conheciam pelo menos uma vítima dos atentados de 11 de setembro.

 

Nos anos seguintes aos ataques, foram removidos mais de 1 milhão de toneladas de destroços do Marco Zero.

 

Por duas horas, circulou a falsa notícia de que um carro-bomba teria explodido na frente da Casa Branca naquele fatídico 11 de setembro.

 

Calcula-se que foram perdidos 100 milhões de dólares em obras de arte com o desabamento do World Trade Center. Entre essas obras estavam trabalhos de Rodin, Miró, Alexander Calder e Roy Liechtenstein, entre outros. Só de Rodin, desapareceram mais de uma dúzia de obras.

 

O 11 de setembro foi o principal motivo da guerra do Afeganistão, iniciada em 2001. A influência sobre a invasão do Iraque anos depois também foi grande.

 

Existem inúmeras teorias conspiratórias sobre o 11 de setembro, cada uma mais bizarra do que a outra. Uma delas diz que o Pentágono foi atingido por um míssil e outra, que Osama Bin Laden era agente da CIA.

 

Um dos boatos do 11 de setembro mais difundidos foi o de uma câmera encontrada nos escombros com uma foto tirada no topo de uma dos edifícios. A falsa foto mostrava uma dos aviões colidindo com a torre.

 

Dez anos depois dos ataques de 11 de setembro, os gastos militares dos Estados Unidos saltaram de 3,1% para 4,7% do PIB.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário