sexta-feira, 20 de novembro de 2020

15 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O ANTIGO E SAUDOSO ORKUT


Mantida pelo Google, o Orkut fez um sucesso tremendo entre os brasileiros. Continha mais de 600 aplicativos, além de comunidades engraçadas como a exemplo de “Eu odeio acordar cedo”. Nós trouxemos 15 fatos curiosos sobre essa antiga rede social para você matar saudade, confira nas linhas a seguir.

 

O Orkut foi uma rede social criada em 24 de janeiro de 2004 nos Estados Unidos.

 

O nome Orkut veio de Orkut Büyükköten, o programador de origem turca que criou a rede.

 

No início, só conseguia entrar no Orkut quem recebia convite de algum usuário cadastrado. Isso ajudou a aumentar a curiosidade e, consequentemente, a popularidade da rede.

 

Os países com maior número de usuários do Orkut eram o Brasil e a Índia, que respondiam por 88% das inscrições. No total, 29 milhões de brasileiros acessavam o Orkut com frequência.

 

O Orkut contava com mais de 600 aplicativos. Os mais populares entre os brasileiros eram o BuddyPoke e o Colheita Feliz.

 

Afinal, qual foi a mais antiga comunidade do Orkut? Foi a da Universidade de Stanford, criada pelo próprio criador do Orkut. Em 2011, ela possuía mais de 840 mil membros.

 

Uma usuária mineira do Orkut foi indenizada em R$ 5 mil pelo Google por danos morais. O motivo? A internauta descobriu uma comunidade no site de relacionamentos com textos e fotos ofensivos a ela. Um detalhe: não foi a primeira vez que isso aconteceu, diversos usuários já tinha entrado com processo contra o Google por causa de perfis falsos.

 

A mais popular comunidade do Orkut foi a Eu Odeio Acordar Cedo, com 3 milhões de membros. A segunda comunidade com maior número de membros foi Eu Amo Fim de Semana, 2,4 milhões. A medalha de bronze foi para Sua Inveja Faz a Minha Fama, com 2,1 milhões.

 

Uma pesquisa divulgada no auge do Orkut listou as comunidades mais engraçadas (e inúteis, obviamente). São elas: Eu Já Apanhei Silabicamente, Seu Madruga é X-Men?, Eu Não Tenho Orkut, Lula Para Presidente da Argentina, Ronaldinho Gaúcho é um ET e Eu Tenho Medo do Zé Gotinha.

 

O número de brasileiros no Orkut cresceu de tal forma que, incomodadas, algumas pessoas criaram comunidades declarando seu ódio ao Brasil. Aliás, dizem que o aumento de usuários brasileiros no Orkut foi o principal motivo da debandada de norte-americanos para o MySspace e, posteriormente, Facebook.

 

O Orkut, além de outros sites de comunidades virtuais, foi bloqueado em diversos países, entre eles o Irã, a Arábia Saudita e o “teoricamente liberal” Emirados Árabes Unidos.

 

Os vírus de computador ajudaram a arruinar a fama do Orkut. A rede era com frequência alvo de crackers, que aproveitavam as suas falhas para espalhar vírus que, entre muitas coisas, roubavam senhas dos usuários.

 

A maior ameaça para o Orkut no Brasil foi o Facebook, que só no ano de 2010 teve um aumento de 520% no número de usuários locais. Com o tempo, o Facebook acabou suplantando o Orkut e deixando-o à mingua.

 

Em apenas três anos, o Orkut perdeu 95% dos acessos fixos entre os brasileiros. O seu ostracismo foi tamanho que ele acabou perdendo posição até para redes menos badaladas como a Ask.Fm.

 

Abandonado pela maioria dos usuários, o Orkut foi extinto pelo Google em 30 de setembro de 2014. Em seu lugar existe uma espécie de museu da comunidade, com mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário