domingo, 22 de novembro de 2020

15 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES EDUCATIVAS SOBRE O CERRADO


Veja nas linhas a seguir uma série de 15 curiosidades e números sobre o Cerrado brasileiro. Você sabia, por exemplo, que ele é maior do que a soma de vários países da Europa? Sabia que abriga uma impressionante variedade de animais, inclusive de insetos? Confira.

 

Também conhecido como savana brasileira, o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás somente da Amazônia (podemos de certa forma dizer que o Cerrado é uma savana).

 

O Cerrado se estende por 22 milhões de quilômetros quadrados e abrange 22% do território brasileiro.

 

A área do Cerrado compreende os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Pequenos trechos são encontrados na Bolívia e Paraguai.

 

A área do Cerrado compreende a soma dos territórios da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

 

O Cerrado é a savana com maior biodiversidade do mundo, compreendendo mais de 11.500 espécies, sendo 4.400 endêmicas. Um detalhe: ele é dividido em formações savânicas, campestres e florestais (pequenos trechos de floresta).

 

Entre as árvores típicas do Cerrado, vale lembrar do ipê, barbatimão, gravatá, murici-do-Cerrado, aroeira, angico, pequi, peroba-do-Cerrado, faveiro, babaçu e mercúrio-do-campo.

 

Entre as frutas típicas estão o pequi, cagaita, buriti, mangaba, pêra-do-campo, baru, araticum, gabiroba, jatobá, baru, murici e taperebá.

 

Dos animais mais encontrados nesse bioma, convém destacar o tatu, tamanduá, onça-pintada, jaguatirica, lobo-guará, sagui, macaco-prego, anta, veado-mateiro, cachorro do mato e preá.

 

Das 837 espécies de aves catalogadas no Cerrado, 759 se reproduzem na região e o restante são aves migratórias.

 

A variedade de insetos do Cerrado é impressionante. Só para se ter uma ideia, existem somente na área do Distrito Federal, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas. São também cerca 90 espécies de cupins.

 

O Cerrado abriga ainda 185 espécies de répteis (sendo que 24 são endêmicas) e 150 de anfíbios (45 são endêmicas).

 

Em torno de 80% do carvão vegetal consumido em todo o Brasil vem de árvores do Cerrado.

 

O Cerrado possui somente duas estações climáticas: um inverno seco e um verão chuvoso.

 

O Cerrado é conhecido como “berço das águas”. Justifica-se: ele abriga as nascentes de algumas das mais importantes bacias hidrográficas da América do Sul, como por exemplo a do São Francisco, Prata, Paraguai, Paraná e Parnaíba.

 

O Cerrado é um dos biomas mais devastados do Brasil. Em cinco décadas, ele perdeu 59% de sua área original para o extrativismo mineral e o agronegócio.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, WWF, UOL.

 

Um comentário:

  1. muito obrigado, me ajudou bastante estava fazendo um trabralho sobre o cerrado e fiz com esse site mt bom (:

    ResponderExcluir