segunda-feira, 23 de novembro de 2020

25 CURIOSIDADES SOBRE A MARVEL E SEUS SUPER-HERÓIS


 

Você sabia que os primeiros personagens da Marvel foram Namor e Tocha Humana? Sabia também que um dos primeiros personagens que tiveram histórias publicadas no Brasil foi justamente Namor? Percorra os tópicos a seguir e conheça alguns fatos curiosidades sobre a Marvel e seus personagens.

 

A revista Marvel Comics foi lançada no final da década de 1930 – mais propriamente no ano de 1939 – na cidade de Nova York pelo editor de revistas Martin Goodman.

 

A editora que publicava a Marvel Comis só passou a se chamar Marvel na década de 1960. Até então, ela teve dois nomes: Timely e Atlas.

 

Capitão América ou Homem-Aranha? Hulk ou Demolidor? Qual foi o primeiro personagem criado para a Marvel Comics? Foram dois personagens: Namor e Tocha Humana.

 

O primeiro grande herói da Marvel foi o Capitão América, criado em 1941.

 

O primeiro trabalho de Stan Lee (nome verdadeiro: Stanley Lieber) na editora de Goodman foi como auxiliar de escritório. Detalhe: Lee começou com apenas 17 anos.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Stan Lee trabalhou para as forças norte-americanas escrevendo roteiros de filmes de treinamento, manuais e slogans. Ocasionalmente, também desenhava.

 

A maior parte dos super-heróis da Marvel, no entanto, surgiu na década de 1960. Foram os casos de Homem-de-Ferro, Thor, Hulk e Homem-Aranha.

 

O Quarteto Fantástico (que durante um tempo foi por aqui chamado de Os Quatro Fantásticos) nasceu em 1961 pelas mãos de Jack Kirby e Stan Lee.

 

O Incrível Hulk surgiu em 1962. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, Hulk se transformou em série de TV (exibida pela Rede Globo nos anos 70), animação e em filmes para o cinema.

 

Thor é uma criação de 1963. Além dos quadrinhos, apareceu em desenhos animados e filme para o cinema.

 

O Homem de Ferro surgiu em 1963. Assim como Capitão América, Hulk e Thor, se transformou em personagem de animação e filmes para o cinema.

 

O Demolidor é uma criação de 1963.

 

Personagens criados por Stan Lee em parceria como Jack Kirby, Bill Everett e outros: O Quarteto Fantástico, Thor, Homem de Ferro, Demolidor, Homem-Aranha e Dr. Estranho…

 

Você sabia que tanto a Marvel quanto a DC possuem em seus catálogos personagens de nacionalidade brasileira? Um deles é o carioca Mancha Solar.

 

A década de 1980 foi uma das mais criativas da história da Marvel. A editora começa a publicar as chamadas graphic novels. Morrem personagens como Elektra, Capitão Marvel, Fênix e Warlock.

 

Nos anos 2000, os heróis da Marvel chegam definitivamente às salas de cinema. Homem-Aranha, Hulk, X-Men, Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma e outros personagens batem recordes de bilheteria.

 

Em 2009, a Marvel é comprada pela Walt Disney Company e passa a fazer parte do maior império de entretenimento do mundo.

 

Namor estreou no Brasil em 1942 na revista Gibi Mensal, publicada pela antiga RGE (atual Editora Globo).

 

Os gibis (bandas desenhadas, em Portugal) da Marvel foram publicados no Brasil pelas seguintes editoras: Ebal, Bloch, RGE, Abril, Mythos e Panini (a editora atual).

 

Stan Lee fez ponta em vários filmes dos heróis Marvel. Em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado ele é barrado na cerimônia de casamento de Susan Storm e Reed Richards. Foram mais de 18 aparições em filmes.

 

O Quarteto Fantástico teve uma versão em desenho animado produzido pelos estúdios Hanna-Barbera. Por um erro de tradução ou sabe-se lá o que, o desenho foi batizado no Brasil de Os Quatro Fantásticos.

 

Foi lançada em 1986 uma série de quatro gibis com confrontos entre os heróis da Marvel e DC. Foram ao todo 11 lutas, com cinco vitórias para a Marvel e quatro para a DC.

 

A Marvel enfrentou sérias dificuldades financeiras na segunda metade dos anos 1990, chegando a abrir falência. A situação só começaria a se inverter a partir de 1999.

 

O universo da Marvel é a franquia mais lucrativa do cinema atualmente, com US$ 7,7 bilhões de lucro até o início de 2015. E olha que vêm muito mais filmes por aí.

 

O catálogo da Marvel possui atualmente 5 mil personagens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário