sexta-feira, 6 de novembro de 2020

14 CURIOSIDADES SOBRE A BRODWAY E SEUS TEATROS


A Broadway é uma avenida da cidade de Nova York que atravessa dois bairros importantes: Bronx e Manhattan. É famosa no mundo todo por abrigar uma grande quantidade de teatros, que exibem peças e musicais de grande prestígio, como o Fantasma de Ópera. Siga as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades a seu respeito.

 

O chamado “circuito Broadway” é formado por 43 teatros, como o gigantesco Gershwin Theatre.

 

A Broadway atravessa outro ponto famoso de Nova York: Times Square. Detalhe: a Times Square fica mais propriamente na confluência entre a Broadway e a Manhattan Avenue. Seu principal chamariz são os letreiros e painéis publicitários. É em Times Square que ocorrem os festejos pela passagem do Ano Novo na cidade.

 

Além da Times Square, a Broadway concentra em suas imediações pontos turísticos famosos, entre os quais o Central Park, o Empire State Building, o Carnegie Hall e a Biblioteca Pública de Nova York. É mais fácil encontrar alguns lugares do que alguns teatros da própria Broadway.

 

Acredite se quiser, mas a temporada 2017-2018 de espetáculos atraiu nada menos que 13,7 milhões de pessoas (lembrando que grande parte eram turistas de outros países).

 

As estreias ocorrem durante o ano inteiro, mas são mais frequentes nos meses de março e abril (com o detalhe de que as temporadas de espetáculos encerram-se em maio).

 

Os espetáculos apresentados em locais com mais de 500 assentos são chamados de Broadway, e os apresentados onde há menos assentos são conhecido como Off-Broadway. Muitos musiciais e peças do Off-Broadway fizeram tanto sucesso que acabaram migrando para o circuito Broadway.

 

A maioria dos teatros oferece aparelhos de tradução simultânea, permitindo aos estrangeiros acompanhar os musicais em sua própria língua. Entre essas línguas estão o português, francês, alemão, espanhol e japonês.

 

Além de aparelhos com tradução simultânea, os visitantes recebem a ficha técnica do espetáculo, que ainda vem com mapa do local e indicações de restaurantes.

 

Todos os teatros dispõem de chapelarias, onde os visitantes guardam seus casacos, gorros e luvas (lembrando que o inverno nova-iorquino é mais severo do que o nosso).

 

Entre as produções mais famosas exibidas na Broadway, vale lembrar de O Fantasma da Ópera, Os Miseráveis, Miss Saigon, O Rei Leão, Chicago, A Chorus Line, A Bela e a Fera, Cats e Grease.

 

Os espetáculos que permaneceram mais tempo em cartaz na Broadway foram O Fantasma da Ópera, Chicago e O Rei Leão. O primeiro estreou em 1988 e continua sendo apresentado até hoje.

 

Entre os teatros mais famosos estão o Ambassador Theatre, o Majestic Theatre, o New Amsterdan Theatre, o Imperial Theatre, o The Broadway Theatre, o Miskoff Theatre e o St. James Theatre. O maior é o Gershwin Theatre, com 1.933 lugares.

 

De Oh, Calcutá! a Miss Saigon, diversas produções da Broadway foram adaptadas para o português e encenadas no Brasil. O principal palco tem sido o Teatro Abril (atual Teatro Renault), na avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo. Aliás...

 

Você sabia que a região paulistana da Bela Vista, onde fica a Brigadeiro Luís Antônio, é chamada por alguns de Broadway brasileira? Não sem motivos, ela reúne em poucos quarteirões teatros como o Renault, o Cultura Artística (ainda esperando pela reconstrução após ser destruído por um incêndio), o Maria Della Costa, o Ruth Escobar, o Bibi Ferreira, o Itália e o Jaraguá, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário