sábado, 21 de novembro de 2020

18 CURIOSIDADES INUSITADAS SOBRE A CIDADE DO MÉXICO


 

Capital do México, a Cidade do México é a mais populosa do continente americano. É também a oitava cidade mais rica do mundo. Descubra fatos, curiosidades e peculiaridades desse gigantesco aglomerado urbano, onde são produzidas as novelas da Televisa.

 

A região metropolitana que hoje conhecemos como Cidade do México foi fundada por volta de 1322 no lago Texcoco, com o nome de Tenochtitlán. Recebeu o nome Ciudad de México no século XVI, durante a colonização espanhola.

 

Tenochtitlán era uma das maiores cidades do mundo na época em que os primeiros europeus lá chegaram. Detalhe: era maior do que Madrid, a capital espanhola.

 

A capital mexicana é também chamada de México DF, que significa México Distrito Federal.

 

Com 21 milhões de habitantes, a Cidade do México é a sexta maior região metropolitana do mundo e segunda do continente americano (a primeira é a brasileira São Paulo).

 

A Cidade do México é a oitava cidade mais rica cidade do mundo e quarta das Américas, com um PIB de US$ 390 bilhões.

 

A região metropolitana da Cidade do México engloba mais de 50 cidades, cujo Produto Interno Produto corresponde a 34% do PIB do país.

 

O bairro (ou distrito, como são por lá chamados) mais populoso da capital do México é Iztapalapa, com 1,8 milhão de habitantes.

 

Com 226 quilômetros, o sistema de metrô da Cidade do México é o maior da América Latina.

 

O aeroporto internacional Benito Juárez é o segundo maior Cumbica, em São Paulo.

 

A Cidade do México é ao lado das europeias Berlim e Amsterdã, uma das cidades com maior número de museus em todo o mundo. Entre museus de história e arte, ela possui 150 instituições desse tipo.

 

A Cidade do México foi a primeira cidade da América Latina a sediar os Jogos Olímpicos de verão, em 1968.

 

O maior estádio de futebol do país e o Estádio Azteca, na Cidade do México. Ele sediou partidas dos Jogos Olímpicos de 1968 e Copa do Mundo de 1970.

 

A Praça Zócalo, na capital mexicana, é a segunda maior praça do mundo, atrás somente da Praça Vermelha, em Moscou, Rússia.

 

Localizada no Vale do México, a cidade possui dezenas de vulcões nas suas imediações, alguns com mais de 5 mil metros de altura. Os mais conhecidos são o Iztaccíhuatl e o Popocatépetl.

 

Por estar localizada num planalto com altitudes acima de 2 mil metros, a Cidade do México possui clima ameno, que dificilmente ultrapassa os 30º Celsius durante o verão.

 

Um dos distritos que mais atraem turistas é Xoximilco, localizado a 20 quilômetros da cidade. Com 190 quilômetros de canais, ele é riscado por “trajineras”, um tipo de gôndola mexicana. Outra atração são os grupos de mariachis que cantam para os turistas.

 

Acredite se quiser, mas por ter sido construída numa área pantanosa, a Cidade do México está afundando de 7 a 40 centímetros por ano.

 

Ela é sede da Televisa, a quinta maior emissora de TV do mundo, responsável por praticamente todas as novelas mexicanas exibidas no Brasil. Detalhe: elas são exportadas para cerca de 100 países.

 

Fontes: Wikipédia, UOL, Caderno de Viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário