quinta-feira, 12 de novembro de 2020

21 FATOS INTERESSANTES E CURIOSIDADES SOBRE MARIA, MÃE DE JESUS


Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, são muitos os títulos da santa mais venerada do catolicismo. Eles variam de acordo com as aparições, os dons e a própria vida de Maria. Percorra as próximas linhas e descubra algumas curiosidades e fatos interessantes sobre santa Maria, mãe de Jesus.

 

A veneração a Maria, mãe de Jesus, é chamado de marianismo.

 

Maria era filha de Ana e Joaquim e acredita-se que tenha nascido em 15 antes de Cristo.

 

Alguns grupos católicos acreditam que tanto Maria quanto José, seu esposo, eram descendentes do rei Davi.

 

Maria é citada apenas 19 vezes no Novo Testamento.

 

A santidade de Maria só foi reconhecida pela Igreja no século V, ou seja, quase 500 anos após o surgimento do cristianismo.

 

Os dons, as aparições e a própria vida de Maria rendeu a ela mais de 200 homenagens e títulos.

 

Os devotos não costumam memorar apenas as suas dores, mas também as suas alegrias. As alegrias de Maria são lembradas em imagens com anjos a seus pés.

 

Existe uma imagem ou culto para cada uma das virtudes de Maria. Entre essas virtudes estão a misericórdia, a piedade, o amor e a bondade.

 

Alguns dos dogmas de fé de Maria são: Imaculada Conceição, Virgem Perpétua, Maternidade Divina e Assunção aos Céus. Esses dogmas são reconhecidos pelas igrejas católica romana, ortodoxa e anglicana.

 

Alguns dos títulos de Maria: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Medjugorge e Nossa Senhora Aparecida.

 

O dogma da Imaculada Conceição surgiu em 1854, quando o papa Pio 9º proclamou que Maria era virgem quando Jesus foi concebido.

 

Já o dogma Nossa Senhora Mãe de Deus surgiu no século V, quando foi reconhecida a santidade de Maria.

 

O dogma Nossa Senhora da Glória é uma referencia a assunção de Maria, que teria subidos aos céus em corpo e alma.

 

Segundo a tradição católica, Maria teria aparecido diversas vezes no decorrer da história. As mais conhecidas aparições marianas ocorreram em Lourdes (França), Medjugorge (Bósnia) e Fátima (Portugal).

 

De todas as aparições, a mais controversa é a de Fátima, em Portugal. Segundo os relatos, a Virgem teria aparecido, feito revelações e operado milagres diante de três crianças portuguesas: Jacinta, Francisco e Lúcia. As revelações ficaram conhecidas como “Os segredos de Fátima”.

 

Maria é venerada no islamismo não apenas como mãe de Jesus (considerado profeta no islã), mas por suas virtudes – piedade, humildade, misericórdia…

 

Considerada Padroeira do país e das Américas, Nossa Senhora de Guadalupe é a santa mais venerada no México. O dia de Nuestra Señora de Guadalupe, 12 de dezembro, é feriado nacional. As celebrações atraem, todos os anos, mais de um milhão de pessoas. Muitos peregrinos participam das missas e procissões vestidos de palhaços. Existe até uma procissão só de palhaços à Basílica da Virgem de Guadalupe, na capital mexicana.

 

Lançado em 1974, o livro Aparições, do suíço Erick Von Daniken, deu muito o que falar. Nele, Von Daniken atribui a fenômenos ovnis (ou contatos imediatos) as visões de seres divinos e santos ao longo da história. Até sobre aparições marianas recaíram as suspeitas de fenômenos alienígenas.

 

Os turcos acreditam que a última casa de Maria ficava em seu país – mais precisamente na localidade de Selçuk. O local é um dos mais procurados pontos de atração turística da Turquia.

 

O feriado nacional de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) foi instituído pelo presidente João Figueiredo em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil.

 

Localizado a 188 quilômetros da capital paulista, o Santuário de Aparecida costuma receber por volta de 200 mil peregrinos no dia 12 de outubro. Ao ano, o número de peregrinos ultrapassa os 8 milhões.

 

O Santuário Nacional de Aparecida é um dos maiores templos dedicados a Maria em todo o mundo. O conjunto da basílica possui estacionamento, lojas, praça de alimentação, parque de diversões, aquário, museu, hotel e, claro, igrejas.

 

Um comentário: