sexta-feira, 20 de novembro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A CARREIRA ARTÍSTICA DE CAZUZA


Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre a vida e a carreira artística de um dos mais talentosos músicos brasileiros do final do século XX: Cazuza. Você sabia, por exemplo, que seu nome verdadeiro era Agenor de Miranda Araújo Neto? Confira.

 

O verdadeiro nome do poeta, compositor e cantor Cazuza era Agenor de Miranda Araújo Neto. Ele era filho de Lucinha Araújo e do produtor musical João Araújo.

 

O apelido Cazuza surgiu em virtude da ascendência nordestina do pai. No Nordeste, cazuza significa moleque.

 

Cazuza nasceu no Rio de Janeiro em 1958 e faleceu na mesma cidade em 1990, aos 32 anos.

 

Aos 18 anos, arranjou com a ajuda do pai um emprego na gravadora Som Livre, onde fazia triagem de novos músicos e escrevia releases para divulgá-los. Mas só descobriu mesmo que queria ser cantor meses mais tarde, quando ingressou no curso de teatro de Perfeito Fortuna (o mesmo do Asdrúbal Trouxe o Trombone).

 

A paixão pela música era um pouco mais antiga. Uma vez que o pai era um profissional ligado ao mundo da música, Cazuza conheceu desde cedo nomes da MPB como Gal Costa, Gilberto Gil, Elis Regina e Caetano Veloso. A coleção de discos de João Araújo levaram-no também a conhecer os grandes sucessos de Cartola, Lupicínio Rodrigues, Maysa e outros

 

Cazuza tornou-se vocalista de fato graças à mão amiga do cantor Léo Jaime, que indicou um grupo de rapazes que procuravam um cantor para assumir os vocais: o Barão Vermelho.

 

O Barão Vermelho tocava em bares e teatros do Rio de Janeiro, mas só despontou mesmo depois que divulgou um demo na gravadora Som Livre. Ele imediatamente conseguiu chamar a atenção dos produtores, com exceção João Araújo que tinha receio que achassem que a produção de um disco da banda fosse resultado do seu parentesco com o vocalista. Mas João foi convencido, surgindo daí o primeiro disco de estúdio do Barão Vermelho.

 

O primeiro álbum da banda foi gravado em apenas quatro dias. O segundo levou um pouco mais de tempo: um mês. Mas foi só a partir do terceiro que o grupo estourou como um dos grandes nomes do rock brasileiro.

 

Um dos primeiros grandes sucessos do Barão Vermelho foi a música Bete Balanço, tema do filme de mesmo nome dirigido por Cacá Diegues. A personagem principal do filme foi interpretada pela atriz Débora Bloch.

 

Outro grande sucesso foi Pro Dia Nascer Feliz, música interpretada por Ney Matogrosso em seus shows, em 1983. Não custa lembrar que Ney e Cazuza viveram um romance tórrido, que só terminou por insegurança do segundo.

 

O Barão Vermelho foi ao lado dos Paralamas do Sucesso, Blitz e Kid Abelha e os Abóboras Selvagens um dos grupos de rock brasileiro que participaram do primeiro Rock in Rio, em 1 985.

 

Cazuza deixou o Barão Vermelho ainda em 1985, com a justificativa de que “era egoísta demais para dividir o palco com outros músicos”. De fato, os músicos vinham revezando os vocais nessa época.

 

A suspeita de que poderia estar com AIDS surgiram ainda em 1985, quando Cazuza foi internado com febre alta. Foi durante essa internação que surgiu a inspiração para a balada Codinome Beija-flor, por causa dos beija-flores que vez ou outra surgiam pela janela de seu quarto.

 

Em 1990, Lucinha Araújo ajudou a fundar a Sociedade Viva Cazuza, uma Organização Não-Governamental que visava ajudar crianças e adolescentes soropositivos de baixa renda. Parte da renda era obtida através dos direitos autorais das canções de Cazuza.

 

Ainda sobre Lucinha Araújo. Ela lançou três livros sobre o cantor, sendo o primeiro Cazuza – Só as Mães São Felizes. Foi esse livro que inspirou os diretores Sandra Werneck e Walter Carvalho no filme Cazuza – O Tempo não Pára, uma filmografia do cantor. O cantor foi interpretado pelo ator Daniel de Oliveira.

 

Fontes: Wikipédia, Época, Super Interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário