quarta-feira, 18 de novembro de 2020

12 INFORMAÇÕES, FATOS E CURIOSIDADES SOBRE O SANTO DAIME


Veja a seguir uma série de curiosidades sobre a ayahuasca, sua origem e seu significado. Confira também algumas coisas que você devia saber sobre o Santo Daime, um movimento religioso bastante comum em algumas regiões do Brasil. Você não sabia, por exemplo, que os templos daimistas costumam possuir formato hexagonal. Confira.

 

O termo ayahuasca possui origem quíchua/quechua e significa "cipó do morto" ou "cipó do espírito" ("aya" significaria "morto" e huasca, "cipó"). O quíchua é um grupo de línguas indígenas da América do Sul, falado sobretudo em países como Bolívia, Peru e Equador.

 

A  ayahuasca é, na verdade, uma substância psicoativa extraída de uma mistura de plantas como o cipó-mariri ou jagube (uma espécie de cipó) e a chacrona (um arbusto). A preparação do chá dura horas.

 

O jagube seria o princípio masculino da substância, e a chacrona, o princípio feminino. No Santo Daime, somente as mulheres podem separar a chacrona para o preparo do chá.

 

Consumida há milhares de anos por indígenas da Amazônia, a infusão é vista como uma substância capaz de abrir as fronteiras da mente, libertar a alma e fazer as pessoas romperem as barreiras do tempo e do espaço.

 

Pesquisas realizadas por cientistas brasileiros revelaram que o chá ativa regiões do cérebro ligadas à visão e a memória. Isso ajuda a explicar as visões de caráter espiritual relatadas pelos praticantes do Santo Daime.

 

O movimento religioso Santo Daime surgiu há quase 100 anos com o seringueiro de origem maranhense Raimundo Irineu Serra, conhecido entre os seus adeptos como Mestre Irineu.

 

A doutrina do Santo Daime possui influências católicas, espíritas, esotéricas e indígenas. O nome Daime teria advindo de expressões  usadas nos hinários cantados durante os rituais, como "Dai-me amor", "Dai-me luz" e "Dai-me Firmeza".

 

Os templos daimistas costumam ter formato hexagonal. Para seus seguidores, esse formato seria importante para o "fluxo de energia" do local.

 

Três dias antes e três dias depois, os participantes do ritual devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a prática sexual. Homens e mulheres não se misturam durante os rituais. Ambos realizam danças com marcações no chão, dando a impressão de que foram criadas por um coreógrafo. A cor predominantes nas vestes é o branco, seguida do verde.

 

Igrejas relacionadas à ayahuasca como a do Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha possuem filiais em 38 países, principalmente da Europa e Américas.

 

Fontes: Wikipédia, Super Interessante, NatGeo, Santo Daime.com.

 

Um comentário: