quinta-feira, 19 de novembro de 2020

15 CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS UNHAS HUMANAS

 

De que são feitas as nossas unhas? É verdade que as unhas das mãos crescem mais rápido do que as unhas dos pés? E como se chama o hábito de roer unhas? Vejas nas linhas seguintes algumas curiosidades sobre as unhas humanas, algumas muito interessantes.

 

A unha é uma estrutura composta por queratina, presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. Um detalhe: a queratina é uma proteína presente em diversas estruturas do corpo, como as escamas dos peixes e chifres dos rinocerontes.

 

As unhas assumem diversas funções, dependendo do animal. Elas podem servir para cavar o solo, agarrar presas, sustentar o peso do corpo, absorver o impacto das pernas durante as corridas...

 

No ser humano e demais primatas, as unhas tem a função de agarrar e manipular objetos. Mas temos que lembrar que há muito adquiriu função estética entre as mulheres.

 

Acredita-se que as unhas humanas evoluíram de garras que se tornaram achatadas ao longo de algumas gerações. Isso deve ter ocorrido para que assumissem a função de manipular objetos.

 

Acredite se quiser, mas as unhas das mãos crescem três vezes mais rápido do que as unhas dos pés. A que cresce mais rápido é a unha do dedão.

 

Um detalhe: as unhas da mão que mais utilizamos crescem um pouco mais rápido do que as unhas da outra mão. Isso vale tanto para destros quanto para canhotos.

 

As unhas das mãos demoram em torno de 100 dias para crescerem e de 4 a 6 meses para se renovarem completamente.

 

Outro detalhe interessante sobre o crescimento das unhas: elas crescem mais rápido durante o verão e também durante o dia. Acredita-se que isso se deve à exposição ao sol, que aumenta a produção de vitamina E.

 

Ao contrário do que dizem por aí, as unhas não continuam crescendo depois do óbito. O que ocorre é que a base e a pele em torno se retraem, dando a impressão de que ela cresceu.

 

As unhas dos pés são mais grossas do que as unhas das mãos.

 

As unhas são divididas em quatro partes: lâmina ungueal, prega, lúnula e eponíquio. A lúnula, por exemplo, é a parte branca convexa do leito da unha.

 

As unhas podem ser acometidas por diversas doenças/problemas, entre as quais a unha encravada e a hemorragia subungueal. As mais comuns, no entanto, são as micoses, infecções causadas por fungos e bactérias.

 

Cerca de 10% dos problemas dermatológicos afetam as unhas.

 

As cutículas ao redor das unhas servem para afastar a umidade e bloquear a entrada de germes e bactérias que causam infecções.

 

O hábito do roer as unhas pode ser nocivos, ou seja, podem ajudar no surgimento de fungos. Ele é chamado de onicofagia.

 

Fontes: Wikipédia, Mega Curioso, Mundo Estranho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário