O que você sabe sobre a Lituânia, esse pequeno e fascinante país da Europa? Confira na lista a seguir alguns dados bastante curiosos e interessante sobre esse país e sua capital, a cidade de Vilnius. Você sabia, por exemplo que quase 1/3 da Lituânia é coberto por bosques?
A Lituânia foi juntamente com a Rússia, Ucrânia, Letônia e Estônia uma das 15 repúblicas que formavam a extinta União Soviética.
O país se tornou independente da União Soviética em 11 de Março de 1990. Ele é desde 1998 membro-associado da União Europeia.
A Lituânia foi o primeiro país a se separar da União Soviética, em 1990.
A Lituânia forma junto com a Letônia e Estônia as chamadas Repúblicas Bálticas. Elas foram assim nomeadas por estarem situadas às margens do Mar Báltico, no norte da Europa.
A população lituana é atualmente formada por 2,9 milhões de habitantes. Em 2007, ela somava mais de 3 milhões de pessoas.
A maior parte da população – pouco mais de 80% – é formada por lituanos étnicos. O restante é constituído de poloneses, russos e bielorrussos.
A capital é a cidade de Vilnius, também chamada de Vilna. Com 600 mil habitantes, ela é também a cidade mais populosa do país.
Além de Vilnius, as cidades mais populosas da Lituânia são: Kaunas, Klaipeda e Slaulial.
A Lituânia é basicamente um país cristão. Mais de 70% da população segue a Igreja Católica Apostólica Romana. O santo padroeiro é São Casimiro.
A Lituânia é conhecida como “Terra das Cegonhas”. A cegonha é a ave-símbolo do país.
Apesar de ser uma nação pequena, com território um pouco maior do que a do estado do Rio Grande do Norte, a Lituânia abriga milhares de lagos. É por esse motivo que também se tornou conhecida como “Terra dos Lagos”.
Trinta por cento do país é coberto por bosques, alguns considerados Patrimônios da Humanidade.
Sobrenomes terminados em “ius” e “kas” são bastante comuns entre os lituanos. Exemplos: Kabutavicius, Dabkevicius, Vadalauskas, Malakaukas, Abelinskas, Tilvikas…
O Brasil foi um dos países do continente americano que mais recebeu imigrantes lituanos. Consta que foram mais de 40 mil, que se estabeleceram sobretudo nos estados de São Paulo e Paraná.
O imigrante lituano mais conhecido é o pintor Lasar Segall. Nascido numa família judia de Vilnius, ele se estabeleceu na cidade de São Paulo. Segall foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário