segunda-feira, 23 de novembro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A CIDADE NORTE-AMERICANA DE SÃO FRANCISCO


São Francisco é a segunda cidade mais famosa do estado da Califórnia. Por estar próxima ao Vale do Silício, é também uma espécie de capital da tecnologia. A maior média de salários dos Estados Unidos é paga lá. Conheça curiosidades sobre a cidade e a região onde ela está localizada.

 

O estado da Califórnia, onde fica a cidade de São Francisco, recebeu esse nome em virtude de uma novela (Las Sergas de Espladián) escrita pelo espanhol Garcia Rodriguez de Montalvo. Nela, Montalvo descreve um paraíso fictício na costa oeste da América do Norte chamada justamente de Califórnia.

 

A Califórnia é o terceiro maior estado norte-americano em superfície, atrás do Alaska e do Texas.

 

Com mais de 37 milhões de habitantes, a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos. Ele concentra 12% da população.

 

As cidades californianas mais populosas são São Diego, Los Angeles, São José e São Francisco.

 

Com quase 1 milhão de habitantes, São Francisco é a cidade mais densamente povoada da Califórnia e a segunda dos Estados Unidos, depois de Nova York.

 

São Francisco é, ao lado de Los Angeles, Nova York e Chicago, uma das cidades mais multiétnicas dos Estados Unidos. Existem imigrantes de dezenas de países, sendo os chineses, mexicanos, ingleses, alemães e irlandeses os grupos mais expressivos.

 

A cidade é praticamente cortada pela falha de San Andreas, ou Falha de Santo André, que deixa ela totalmente à mercê de atividades sísmicas. O maior terremoto ocorreu em 1906, deixando um saldo de 3 mil mortos e milhares de construções destruídas.

 

São Francisco é a cidade dos Estados Unidos com maior percentual de LGBTs na população. Acredita-se que 20% dos moradores com mais de 15 anos seja gay, lésbica ou transexual. Detalhe: no distrito de Castro, esse número salta para 40%.

 

Conhecido pela poderosa indústria da tecnologia, o Vale do Silício fica próximo à baía de São Francisco. Entre as principais cidades do Vale estão São José, Campbell, Cupertino, Mountain View e Santa Clara.

 

A construção da famosa ponte Golden Gate (“Portão Dourado”, em português) levou quatro anos e teve um custo de US$ 1,2 bilhão em valores atualizados. Ela possui 227 metros de altura e 2,7 quilômetros de extensão.

 

A ponte Golden Gate não é conhecida apenas por sua beleza, mas pelo altíssimo número de pessoas que resolvem dar cabo da própria vida pulando dali.

 

Oficialmente, ninguém conseguiu fugir da famosa prisão de Alcatraz. Mas boatos sustentam que houve, sim, uma fuga de três sujeitos e que eles supostamente vieram viver no Brasil. A suposta fuga é retratada no filme Fuga de Alcatraz, com Clint Eastwood.

 

A rua mais sinuosa do mundo fica em São Francisco. Chamada de Lombardo Street, trata-se de uma ladeira que desce totalmente em zigue-zigue. Sua fama é tamanha que se transformou num dos maiores pontos turísticos da cidade.

 

Com temperatura média de 10º Celsius no inverno e 15º Celsius no verão, São Francisco é possui um clima totalmente ameno. O problema é o nevoeiro que costuma baixar na cidade. Ele é tão comum que já se tornou parte da imagem da cidade.

 

O biscoito da sorte chinês foi inventado em São Francisco. O inventor foi um imigrante que nem ao menos tinha parentesco com chineses.

 

Fontes: Wikipédia, IG, Guia Viajar, Viagem e Turismo, Time Out.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário