sábado, 31 de outubro de 2020

14 CURIOSIDADES INACREDITÁVEIS SOBRE O PLANETA NETUNO


Siga as linhas abaixo e descubra alguns fatos e curiosidades muito interessantes sobre um dos mais enigmáticos planetas do sistema solar: Netuno. Você sabia, por exemplo, que um ano em Netuno dura o equivalente a 164 anos na Terra? Confira.

 

Netuno foi o primeiro planeta encontrado a partir de uma previsão matemática. Ele foi descoberto em setembro de 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell.

 

Netuno recebeu o mesmo nome do deus dos mares na mitologia romana – Poseidon, na mitologia grega.

 

Netuno é o oitavo e último planeta em afastamento do Sol (antes da classificação de Plutão na categoria planeta-anão, Netuno era o penúltimo).

 

Se a Terra estivesse a 1 metro do Sol, Netuno estaria a quase 40 metros.

 

Um ano em Netuno dura 164,9 anos terrestres e o dia, cerca de 16 horas.

 

Netuno possui 17 vezes a massa da Terra e é o terceiro maior planeta do sistema solar em massa.

 

Saturno não é o único planeta do sistema solar com um sistema de anéis. Além dele, os planetas Júpiter, Urano e Netuno também possuem anéis.

 

Netuno é o planeta com os ventos mais velozes do Sistema Solar, chegando a 2.000 km/hora.

 

Existe em Netuno uma tempestade maior do que a Terra. Chamada de Grande Mancha Negra, ela leva 10 dias para dar a volta no planeta.

 

Netuno possui 14 luas, sendo a mais conhecida Tritão.

 

O lugar mais frio do Sistema Solar é Tritão, umas das luas de Netuno, com temperaturas que pode alcançar gélidos -240º Celsius.

 

Tritão é também considerada a lua mais fedorenta do Sistema Solar. Ela tem cheiro de amoníaco.

 

Os cientistas descobriram em 2012 um exoplaneta feito quase que totalmente de diamante. Em Netuno, chega a chover diamantes.

 

Mas por que Netuno é azul? Tudo indica que a cor azulada seja resulta do reflexo da luz solar sobre o metano, um dos elementos que formam a atmosfera do planeta. Em tempo: a atmosfera netuniana é constituída de hidrogênio e hélio, além de vestígios de hicrocarbonetos, nitrogênio, água, amônia e metano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário