A ONU é uma organização formada por dezenas de países cuja missão principal é a paz e a colaboração internacional em áreas como infância, saúde e cultura. Sua sede principal fica na cidade de Nova York, Estados Unidos. Veja nas linhas que se seguem detalhes e curiosidades sobre a sua origem, suas agências e sua missão.
A Liga das Nações foi uma organização internacional criada após a I Guerra Mundial que tinha entre os seus principais objetivos assegurar a paz mundial.
A Organização das Nações Unidas – ou ONU, como é mais comumente conhecida – foi fundada em 1945 em substituição à Liga das Nações. Entre os seus objetivos estão assegurar a cooperação internacional, promover o desenvolvimento econômico das nações e buscar a paz mundial.
A Organização das Nações Unidas conta atualmente com 193 Estados-membros. Um detalhe: ela possui menos afiliados do que a FIFA, com 204.
O último Estado a se filiar à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011.
A primeira carta da organização foi assinada em 26 de junho de 1945 por apenas 50 países.
A ONU possui 17 agências especializadas, entre elas a OMS (Organização Mundial da Saúde), a UNICEF (Organização das Nações Unidas para Infância), a UNESCO (Organização para Ciência e Cultura) e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).
A ONU possui cinco órgãos principais. São eles: Assembleia-geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Secretaria Geral e Corte Internacional de Justiça.
O Conselho de Segurança é constituído por 15 países, sendo cinco permanentes e dez rotativos. Os países com cadeiras permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China.
A sede da Organização das Nações Unidas fica em Nova York, Estados Unidos (mais propriamente na ilha de Manhattan). Aliás…
Você sabia que o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer participou da elaboração do projeto do edifício-sede da Organização das Nações Unidas?
Os principais doadores da ONU são Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha e China. O maior doador individual é os Estados Unidos, com 22% de contribuição. Os temporários ocupam a vaga por apenas dois anos.
O orçamento anual da ONU é de 5,1 bilhões de dólares. Em 1946, mais ou menos na época de sua fundação, o orçamento era de apenas 19 milhões.
O orçamento da ONU cobre os custos com assuntos de política, serviços de apoio, cooperação regional para o desenvolvimento, Direitos Humanos e assuntos humanitários, segurança, informação pública, administração conjunta, gastos capitais e vigilância internacional.
A ONU está ajudando a erradicar as minas terrestres em 30 países.
A ONU provê alimentos para 90 milhões de pessoas em cerca de 70 países.
O número de refugiados assistidos pela ONU é de 34 milhões.
Somente em 2013, a ONU enviou 69 observadores e pacificadores em missões em todo o mundo.
A Assembleia-geral da ONU reúne-se uma vez por ano – normalmente em setembro - com a presença de chefes de Estado de todos os países membros.
O Brasil é, por tradição, o primeiro país a discursar na Assembleia-geral. Detalhe: a primeira mulher a abrir uma Assembleia-geral na história foi a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.
(os dados aqui inseridos são de 2013 a 2015)
Nenhum comentário:
Postar um comentário