sexta-feira, 2 de outubro de 2020

20 INFORMAÇÕES ÚTEIS E CURIOSIDADES SOBRE A DENGUE


A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegpyti. Ela faz milhões de vítimas no mundo todo anualmente, inclusive fatais. Percorra os tópicos a seguir e descubra algumas informações importantes e curiosidades sobre essa doença nefasta.

 

Dizem que dengue é uma palavra de origem árabe que significa “astenia”, ou fraqueza. Mas…

 

Existe outra versão para a origem do termo. Segundo ela, dengue é derivado da frase swahili “ki dengu pepo”, que descreve os ataques provocados por supostos maus espíritos.

 

Assim como a malária e a febre amarela, a dengue é uma doença extremamente comum em países de clima tropical. O aquecimento global, no entanto, está fazendo com que focos do mosquito já sejam encontrados em países mais frios.

 

São registrados cerca de 100 milhões de casos de dengue por ano no mundo . Os casos de dengue hemorrágica passam de 500 mil/ano.

 

O mosquito – ou pernilongo, ou muriçoca, ou carapanã, dependendo da região –  transmissor da dengue é o Aedes aegpyti, também responsável pela transmissão do tipo urbano da febre amarela.

 

Aedes aegypti é um nome de origem grega e latina, cujo significado é “o odioso do Egito”. Aedes vem do grego “odioso” e “aegypti” do latim “Egito”.

 

O Aedes aegypti veio para o Brasil através de navios provenientes da África, provavelmente navios negreiros.

 

Como identificar o Aedes aegypti? Fácil, ele é escuro e possui diversas manchas brancas em todo o corpo.

 

Ao contrário do mosquito transmissor da malária, o Aedes aegypti pica durante o dia. O curioso é que, como em quase todos as espécies de mosquitos, somente a fêmea se alimenta de sangue – elas precisam do sangue para produzir ovos.

 

Você sabia que o Aedes aegypti voa, no máximo, 1,5 metro de altura e não mais do que 200 metros de distância do local em que nasceu? Portanto, se você topar com um mosquitinho desses, pode ter certeza de que existe um criadouro por perto.

 

Outra curiosidade: a fêmea do Aedes aegypti vive de 30 a 45 dias e é capaz de botar entre 150 e 200 ovos por vez.

 

As larvas do Aedes aegypti podem sobreviver por muito tempo em ambientes sem umidade. Ao menor sinal de umidade (ou seja, água parada), elas começam a se desenvolver e se transformar em novos mosquitos.

 

A dengue é uma doença causada por um vírus da família dos arbovírus, que é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Apesar de provocar danos no corpo humano, o vírus não provoca nenhum mal no mosquito.

 

Existem quatro “versões”  da dengue: Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4. No Brasil, as mais comuns são as do Tipo 1 e 2. A diferença entre um e outro está no grau de violência que atinge o ser humano.

 

Os principais sintomas da dengue “clássica”  são febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dor nas articulações e dor nos músculos. Podem ocorrer manchas avermelhadas na pele, além de náuseas e vômitos. Na dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos, porém mais intensos e graves. A má notícia é que não existe tratamento específico para a doença, os médicos apenas tratam dos sintomas.

 

Qual a maior diferença entre a dengue clássica e a hemorrágica, já que os sintomas são praticamente os mesmos? A diferença está no fato de que a segunda provoca hemorragias, principalmente no tratamento gastro-intestinal e na gengiva.

 

A primeira coisa que a pessoa deve fazer caso suspeite estar com dengue é tomar bastante liquido, repousar e evitar tomar anti-inflamatórios com ácido acetilsalicílico. Os comprimidos com AAS podem aumentar as hemorragias. Outra coisa coisa importante: procure o médico o mais rapidamente possível.

 

O fumacê não é suficiente para erradicar os focos do mosquito. Ele pode acabar com boa parte dos focos, mas a única pessoa capaz de deter as sua proliferação é você. Evite a água parada. Elimine a água de vasos de plantas, vasilhames no quintal, pneus velhos, poças de água, calhas, em qualquer local onde ela esteja parada.

 

Algumas verdades sobre a dengue: borra de café na água das plantas não elimina as larvas do mosquito, as larvas também se desenvolvem em água suja, tomar vitamina B não afasta o mosquito, o Aedes aegypti não transmite dengue para animais domésticos.

 

Os ovos do mosquito podem resistir por até 400 dias nos cantinhos de vasos e lugares que acumulam água, mesmo que eles estejam secos. Para evitar que eles se desenvolvam é preciso limpar bem o local onde havia água parada (não basta secar o recipiente com água).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário