sexta-feira, 9 de outubro de 2020

15 CURIOSIDADES SURPREENDENTES SOBRE MOSCOU, CAPITAL DA RÚSSIA


Cidade mais populosa da Europa Oriental, Moscou é praticamente o centro financeiro, político e cultural de toda a Rússia. Mas o que você sabe a respeito dela? Descubra nas linhas a seguir algumas informações interessantes, fatos pitorescos e curiosidades sobre essa magnífica e gigantesca cidade. Você sabia, por exemplo, que Moscou foi também a capital da antiga União Soviética?

 

Moscou ou Moscovo é a capital da Federação Russa.

 

Seu nome veio do rio Moscova, um afluente do rio Oka que atravessa boa parte da cidade.

 

Com cerca de 11 milhões de habitantes, Moscou é a cidade mais populosa da Rússia e a segunda da Europa.

 

Moscou é praticamente o centro financeiro da Rússia e sede de algumas das principais empresas do país. Sozinha, ela responde por 22% do PIB russo.

 

Com 185 estações, o metrô de Moscou é um dos mais extensos do mundo. Em termos de movimento, só perde para o metrô de Tóquio.

 

Moscou é uma das capitais mais frias do mundo. A temperatura pode chegar a -10º Celsius durante um inverno (lembrando que já chegou a -40º Celsius).

 

A maior parte da população é de etnia russa, com uma grande presença de imigrantes de países da antiga União Soviética (Ucrânia, Belarus, Moldávia etc).

 

A religião predominante é a cristã, principalmente da Igreja Ortodoxa Russa. São Jorge é o padroeiro de Moscou e da Rússia.

 

Entre os principais pontos de atração turística da cidade estão o Kremlin e a Catedral de São Basílio. Localizado no famosa Praça Vermelha, o Kremlin é uma fortaleza que abriga o governo russo.

 

Se há uma coisa que os habitantes de Moscou gostam é da culinária japonesa. O sushi é um hit por lá, encontrado em quase todos os locais da cidade.

 

Por falar nisso, tal como no Japão, existem máquinas automáticas em quase todas as esquinas da cidades. Algumas vendem até camisetas do presidente Vladimir Putin.

 

Os russos, incluindo aí os habitantes de Moscou, têm o hábito de tirar fotos de casamento junto a monumentos e prédios históricos. Nos tempos da União Soviética, os noivos faziam questão de fazer alguns cliques no Mausoléu de Lênin.

 

Um dos principais problemas da capital russa é o trânsito. Ela está entre as cinco cidades mais congestionadas do mundo. O mais curioso é que, como boa parte dos edifícios são antigos, os locais para estacionar se tornaram escassos.

 

Conhecida como Transiberiana, a ferrovia mais longa do mundo liga Moscou à cidade de Vladivostok através de 9,2 mil quilômetros de trilhos e sete fusos horários.

 

Moscou é uma das cidades com maior número de milionários do mundo.

 

Fonte: Wikipédia, Exame, Moscou Fácil, Catálogo de Viagens.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário