quinta-feira, 8 de outubro de 2020

16 CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE O CEARÁ


Descubra nas próximas algumas curiosidades e fatos muito interessantes sobre um dos mais importantes estados brasileiros: o Ceará. Você sabia, por exemplo, que o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão?

 

O nome Ceará vem de “siará”, palavra tupi-guarani que significa “canto da jandaia” (uma espécie de papagaio pequeno)

 

Fortaleza, a capital cearense, é a capital com maior Produto Interno Bruto e melhor qualidade de vida do Nordeste.

 

Fortaleza é a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.

 

O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.

 

Com capacidade para 67 mil pessoas, o estádio governador Plácido Castelo é o quarto maior estádio do Brasil.

 

A região metropolitana de Fortaleza abriga 15 municípios. Os principais são: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

 

Localizado na praia cearense de Porto das  Dunas (município de Aquiraz), o Beach Park é o maior parque aquático da América Latina.

 

A maior parte do território cearense fica no Polígono das Secas, região conhecida pelas longas estiagens e carência no abastecimento de água.

 

Localizado na cidade de Jaguaribara, o Açude Castanhão é o maior açude da América Latina. Comporta mais de 6 bilhões de litros de água. A antiga Jaguaribara foi submersa pelas águas do açude e uma outra precisou ser construída nas margens do açude.

 

O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.

 

Uma das regiões mais conhecidas do Ceará é a Chapada do Araripe, localizada no sul do estado – divisa com Piauí e Pernambuco. O Araripe é um dos locais mais ricos em fósseis do mundo. Fósseis do que é considerado o maior pterossauro do hemisfério sul foram descobertos na região.

 

As principais cidades da Chapada do Araripe cearense são Crato, Santana do Cariri, Barbalha e Juazeiro do Norte.

 

Um dos maiores centros de religiosidade popular do Ceará é a cidade de Juazeiro do Norte. Milhares de romeiros acorrem para lá todos os anos para rezar e pagar promessas para o religioso Padre Cícero, que é considerado santo pelo povo.

 

A bandeira do Ceará é quase idêntica a bandeira do Brasil. Ao invés da abóbada celeste, o centro da bandeira possuiu um círculo branco com o brasão do estado.

 

O Ceará é famoso em todo o Brasil como a terra do humor. Não é sem motivos. É possível assistir apresentações de humoristas em bares, restaurantes, teatros e até nas praças e ruas de Fortaleza. Entre os humoristas cearenses que se tornaram celebridades nacionais estão Tom Cavalcante, Chico Anysio e Renato Aragão.

 

Lista de cearenses famosos: Raquel de Queiroz (escritora), José de Alencar (escritor), Chico Anysio (humorista), José Wilker (ator), Amelinha (cantora), Tom Cavalcante (humorista), Luiza Tomé (atriz), Raimundo Fagner (músico), Tasso Jereissati (político), Renato Aragão (humorista), Falcão (músico), Florinda Bolkan (atriz), Belchior (músico), Tiririca (músico e humorista), Gero Camilo (ator), Karim Aïnouz (cineasta), Alberto Nepomuceno (músico), Adolfo Caminha (escritor), Emiliano Queiroz (ator), Franklin Távora (escritor), Denise Dumont (atriz), Ana Miranda (atriz e poetisa), Nildo Parente (ator), Patativa do Assaré (músico e poeta), Luiz Carlos Barreto (cineasta), Aldemir Martins (pintor) e Ciro Gomes (político).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário