quinta-feira, 8 de outubro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE MONA LISA, O QUADRO MAIS FAMOSO DO MUNDO


Nem todos sabem, mas Mona Lisa, o retrato mais famoso e valioso do mundo, não passa um quadro de pequenas dimensões: 77 centímetros de altura por 53 de largura. É pouco maior do que uma TV de 32 polegadas.

 

Mona Lisa foi inspirada na terceira esposa de um rico mercador florentino chamado Francesco del Giocondo. Seu nome era Lisa Gherardini, conhecida também como La Gioconda.

 

Leonardo Da Vinci levou nada menos que quatro anos para pintar a obra. Isso irritou Francesco del Giocondo, que, além de proibir a esposa de posar para o artista, jamais pagou pelo trabalho. Detalhe: Leonardo nunca chegou a concluí-lo como desejava.

 

A técnica utilizada pelo pintor na obra, inclusive no sorriso enigmático da modelo, chama-se sfumato (esfumaçado).

 

A pintura foi levada para a França pelo próprio Da Vinci. Ela foi comprada pelo rei francês Francisco I e exibida nos palácios de Fontanebleau e Versalhes. Atualmente, está exposta no Museu do Louvre.

 

Acredite se quiser, mas o rei Francisco I comprou a obra com a intenção de decorar o seu banheiro.

 

Uma das teorias da conspiração sobre a obra diz que Leonardo teria pintado Mona Lisa nua, um quadro que nunca foi encontrado.

 

Outra teoria afirma que Mona Lisa não passa do retrato de Leonardo com feições femininas.

 

Outra sustenta que o modelo original teria sido um assistente chamado Gian Giacomo Caprotti, mais conhecido como Salai, que trabalhou com o gênio durante 25 anos.

 

Há também quem acredite que Mona Lisa teria sido Constanza D’Avalos, que teria sido amante de Giuliano de Médici.

 

São também muitas as especulações sobre o cenário que aparece no quadro, atrás da modelo. De acordo com uma delas, seria a cidade de Bobbio ou uma aldeia próxima a Piacenza, na Itália.

 

Você já reparou que Mona Lisa não possui sobrancelhas? Todos sempre prestaram atenção em seu enigmático sorriso, mas jamais em suas sobrancelhas. De acordo com uma teoria, ela teria perdido as sobrancelhas durante um trabalho desastrado de restauração. Tudo indica, no entanto, que ela teria raspado as sobrancelhas simplesmente porque era moda na época.

 

Análises feitas por pesquisadores canadenses, revelou que Mona Lisa usava um véu típico da Itália da época, comum em mulheres grávidas. Ainda segundo eles, La Gioconda teria um lipoma, uma espécie de tumor benigno no olho direito.

 

Segundo um dos biógrafos de Leonardo, o autor teria contratado sem sucesso um grupo de músicos e bufões para arrancar um sorriso da modelo. O detalhe é que não pegava bem para as moças sorrirem nessa época.

 

O historiador Silvano Vincenti alegou ter descoberto letras escondidas na pintura. O olho direito, por exemplo, possuía as inicias de Leonardo da Vinci. Análises rigorosas feitas pelo Museu do Louvre, no entanto, não encontraram absolutamente nada que justificasse tal teoria.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Guia dos Curiosos, Mundo Estranho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário