sexta-feira, 9 de outubro de 2020

15 FATOS CURIOSOS E INTERESSANTES SOBRE GEORGE ORWELL


George Orwell tornou-se conhecido entre os brasileiros por causa de três livros: Dias na Birmânia, A Revolução dos Bichos e 1984. Mas o que você sabe sobre esse autor de origem britânica? Percorra as próximas linhas e descubra alguns fatos curiosos sobre ele. Você achará interessante.

 

O jornalista, escritor e ensaísta britânico George Orwell nasceu em junho de 1903 e faleceu em janeiro de 1950. Seu nome verdadeiro era Eric Arthur Blair.

 

Eric Arthur Blair nasceu na localidade de Motihari, atual estado indiano de Bihar. A índia era uma colônia britânica nessa época.

 

Eric era filho de um oficial à serviço da Coroa britânica e da filha de um comerciante de Myanmar (antiga Birmânia). Mudou-se com a família para a Inglaterra aos 8 anos de idade, onde viveu nos padrões da classe média baixa.

 

Digamos que o pseudônimo George Orwell surgiu em 1933, quando ele lançou o livro Na Pior em Paris e Londres. Até então era conhecido apenas como Eric Blair por amigos e parentes. Consta que o novo sobrenome foi inspirado no rio Orwell, que deságua no Sudeste da Inglaterra.

 

Foi aprovado em duas escolas de elite, a Winchester e a Eton, optando pela segunda, onde conseguiu estudar graças a uma bolsa de estudos que lhe foi concedida. Detalhe: ele já era conhecido na época por sua inteligência brilhante.

 

A experiência como militar em Myammar o inspirou a escrever o livro Dias na Birmânia (Burmese Days, em inglês), de 1934, onde faz uma crítica severa ao Império Britânico.

 

Consta que foi uma brasileira residente na Inglaterra que convenceu o editor Leonardo Moore a publicar o primeiro livro do escritor. Ela também teria ajudado Orwell a melhorar sua relação com o pai, que o criticava por trocado o serviço imperial pela boemia. Mabel Fierz era natural do Rio Grande do Sul e morreu aos 100 anos de idade, em 1990.

 

Orwell participou da Guerra Civil Espanhola ao lado das tropas que lutaram contra o ditador Francisco Franco. Em maio de 1937, foi ferido numa batalha, mas se recuperou. Dizem, no entanto, que esse ferimento teria debilitado o escritor e de certa maneira contribuído para sua morte mais de 10 anos depois.

 

George Orwell morreu em 21 de janeiro de 1950, vítima de uma tuberculose. Ele tinha 46 anos na época.

 

Numa lista divulgada em 2008, o jornal The Times escolheu Orwell como “um dos 50 maiores escritores britânicos desde 1945”.

 

O livro A Revolução dos Bichos inspirou a capa do single English Civil War, do grupo de música punk The Clash. Inspirou também o álbum Animals, do grupo de rock progressivo Pink Floyd, além de músicas de grupos como R.E.M. e Radiohead.

 

A faixa We Are the Dead, do álbum Diamond Dogs, de David Bowie, foi claramente inspirada em 1984.

 

No início de 2017, quando Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, o livro 1984 foi um dos mais vendidos na Amazon daquele país. Acredite se quiser, mas as vendas tiveram um salto de 10.000%. Aliás...

 

Os editores da Amazon incluíram 1984 na lista dos 100 livros para ler antes de morrer.

 

Como George Orwell faleceu em 1950, os seus livros devem entrar em domínio público no Brasil em 2020 (são 70 anos depois da morte do autor). Não apenas 1984 e A Revolução dos Bichos, mas todos os seus escritos estarão em domínio público.

 

Fontes: Wikipédia, Galileu.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário