domingo, 4 de outubro de 2020

22 CURIOSIDADES SOBRE OS PORCOS QUE VÃO TE SURPREENDER


Você sabia que porcos não gostam de calor? Sabia que eles preferem viver em grupos? Sabia também que os porcos são considerados animais muito inteligentes? Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades muito interessantes sobre os porcos.

 

Os porcos domésticos e os javalis pertencem à mesma espécie, a Sus scrofa (o porco é conhecido como Sus scrofa domesticus). Todos os porcos são descendentes de javalis eurasiáticos domesticados.

 

Acredita-se que os porcos tenham sido domesticados mais ou menos na mesma época que os cães, entre 10 e 12 mil anos atrás.

 

Porcos preferem temperatura ambiente entre 16º C e 20º Celsius. Acima disso, o clima já é considerado muito quente pelo animal (e é aí que ele recorre à lama).

 

Não é que os porcos gostem de sujeira, eles apenas consideram a lama útil para diminuir a temperatura corporal. Se os chiqueiros são imundos, a culpa é dos humanos que não cuidam deles.

 

Você sabia que porcos não transpiram?

 

Porcos sempre defecam no mesmo lugar. E veja que interessante: eles costumam defecar em ambientes afastados dos alimentos.

 

Os porcos domésticos preferem viver em grupos de até 30 indivíduos. Em grupos maiores, eles formam gangues, vamos assim dizer, que agridem umas às outras.

 

Estima-se que a população mundial de porcos seja de um bilhão, ou seja, um para cada sete pessoas. No Brasil, existe um porco para cada cinco habitantes.

 

A carne mais consumida no mundo é a de porco. Estima-se que 44% do consumo global de carne seja de porco, contra 29% de carne bovina e 23% de aves.

 

No total, o mundo consome 103 milhões de toneladas de carne de porco por ano.

 

O maior consumidor mundial de carne de porco é a China. Um chinês consome 38,4 quilos de carne suína por ano. Só para efeito de comparação, um brasileiro consome apenas 15,1 quilos.

 

Porcos são utilizados na Europa como farejadores de trufas, um fungo cujo valor pode ultrapassar os 2.500 dólares.

 

O porco é considerado um animal impuro por judeus e muçulmanos.

 

Na história original dos Três Porquinhos, os personagens Heitor e Cícero são devorados pelo lobo mal.

 

O porco é considerado um dos cinco animais mais inteligentes do planeta e o animal doméstico com maior inteligência (isso mesmo: mais até do que cães e gatos).

 

Wall Street (ou “Rua do Muro”), o mais famoso centro financeiro do planeta, deve seu nome a uma paliçada que separava as fazendas de criadores de porcos do centro urbano de Manhattan, em Nova York.

 

Órgãos de porcos são testados para transplante em seres humanos. O motivo é simples: porcos possuem fígado, rins e coração muito parecidos com os nossos.

 

Um dos animais de estimação mais procurados nos pet shops atualmente são os mini pigs, porcos com peso e altura menores do que o normal.

 

Você sabia que os porcos são invulneráveis às picadas de serpentes venenosas?

 

O coletivo de peixe é cardume, de cão é matilha e de abelha é enxame. Mas, qual é o coletivo de porco? Anote aí: vara.

 

O ramo da culinária dedicada ao preparo da carne suína (mortadela, presunto, salame, salsicha etc) é chamado de charcuteria.

 

Qual a carne mais saudável: frango, boi ou porco? A de frango, principalmente o peito (sem a gordurosa pele,é claro). Mas os pedaços de carne bovina e suína com pouca gordura também são saudáveis. O pedaço mais saudável do porco é o lombo.

 

O mito de que a carne de porco transmite cisticercose precisa ser revisto. Na verdade, a cisticercose pode ser transmitida por qualquer tipo de carne, além de verduras mal lavadas. Com as técnicas usadas atualmente na suinocultura, a contaminação por carne de porco é cada vez mais difícil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário