segunda-feira, 12 de outubro de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE O HALLOWEEN, OU DIA DAS BRUXAS


Cada vez mais popular no Brasil, o Halloween é uma celebração de origem pagã. Na Irlanda, ele é comemorado com fogueiras. Siga o texto abaixo e descubra algumas curiosidades e fatos muito interessantes sobre o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas.

 

A palavra Halloween vem “all hallows eve”, que em português significa "véspera do Dia de Todos os Santos".

 

Ninguém pode negar as raízes pagãs do Halloween, uma vez que ele se originou de antigas celebrações celtas. A data coincide com o início do Samhain, uma comemoração que marcava o começo do ano novo celta, o fim da colheita e a chegada do inverno – período comumente associado aos mortos.

 

Os celtas acreditavam que era possível entrar em contato com o mundo dos mortos durante o Samhain. Para eles, o contato liberava todo todo tipo de espírito, de pessoas mortas a bruxas e demônios. Leite e comida eram usados para acalmar esses espíritos além de que, durante as celebrações, os celtas se fantasiavam com pele e cabeças de animais abatidos.

 

O Halloween é festejado no Reino Unido, Irlanda, Canadá e, principalmente, Estados Unidos. Recentemente, foi exportado para países como o Brasil.

 

A abóbora típica do Halloween, com boca e olhos e uma lanterna dentro, é chamada de Jack O'lantern.

 

A expressão inglesa trick or treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.

 

Atualmente, o Halloween é comemorado em 31 de outubro por ser véspera do Dia de Todos os Santos e antevéspera do Dia de Finados.

 

Os irlandeses costumam acender fogueiras no Dia da Bruxas. Assim como Halloween, a tradição das fogueiras é de origem celta.

 

As cores-símbolo do Halloween são o laranja e o preto.

 

Pesquisas revelaram que um em cada quatro norte-americanos costuma se fantasiar no Halloween e que, destes, 60% são adultos.

 

Para fazer concorrência à festa importada do Halloween, autoridades brasileiras criaram o Dia do Saci-Pererê, também festejado em 31 de Outubro. 

 

O Centro de Zoonoses das cidade de São Paulo proibiu a adoção de gatos pretos nas sexta-feiras 13. O objetivo é evitar sacrifícios em rituais de magia. Nos Estados Unidos, a adoção de gatos é normalmente proibida durante o Halloween.

 

Uma das celebrações mais populares do México é o Dia dos Mortos, em 2 de novembro, após o Dia das Bruxas e Dia de Todos os Santos. Ao contrário dos brasileiros, que lembram os mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira festa. As festividades começam em outubro e seguem até a primeira semana de novembro. Os mexicanos oferecem água, flores, velas, guloseimas e todos os bons frutos obtidos durante a ausência do morto. É uma data em que os vivos se aproximam dos mortos e vice-versa. Os túmulos são sempre limpos e decorados com coras de flores. Vendem-se muitos produtos alusivos à morte, quase todos em forma de caveira. As crianças adoram os crânios de açúcar. O Dia dos Mortos é de riso e diversão. Dois dos ditados mais populares relativos à data são: “Ao morto o poço e ao vivo o gozo” e “Ao morto a sepultura e ao vivo a travessura”.

 

Existe uma série de filmes de terror chamada Halloween. O primeiro filme foi lançado em 1978, com direção de John Carpenter. Em 2008, foi feita um remake do filme original, com direção de Rob Zombie.

 

Existe também uma banda de heavy metal alemã chamada Helloween (Hell+Halloween). Os discos de maior vendagem do Helloween foram Walls of Jericho e Keeper of the Seven Keys.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário