O Guns N’Roses realizou uma façanha incrível quando lançou Appetite for Destruction, seu primeiro álbum: vender mais de 30 milhões de cópias, além de conquistar as paradas do mundo todo. Percorra os tópicos abaixo e descubra fatos relevantes e curiosidades sobre a sua trajetória e discografia.
O Guns N’Roses surgiu em 1985 com os músicos Axl Rose, Izzy Stradlin, Tracii Guns e Ole Beich. O nome da banda foi formado a partir dos sobrenomes de Tracii Guns e Axel Rose.
A formação original da nova banda fez pouquíssimos shows. Com exceção de Axl Roses e Izzy Stradilin, seus integrantes pularam fora e foram substituídos por Slash, Duff McKagan e Steven Adler. Logo mais, Steve Adler seria demitido da banda.
O Guns N’Roses possuía cinco integrantes na época da gravação de Appetite for Destruction, o primeiro álbum da banda: Axl Rose, Steve Adler, Izzy Stradilin, Duff McKagan e Slash.
É difícil de acreditar, mas o carro em que a banda viajava durante a sua primeira turnê quebrou e a banda teve que pedir carona para voltar para casa.
Appetite for Desctruction vendeu desde o seu lançamento cerca de 33 milhões de cópias no mundo todo, tornando-se o álbum de estreia mais vendido da história da música.
Sweet Child O’Mine, o principal hit do álbum Appetite for Destruction, foi inspirada em Erin Everly, namorada de Axl na época em que a música foi escrita. Por sinal, Erin foi pivô de um briga muito séria entre Axl e Steve Adler, por este ter fornecido drogas para ela.
Sweet Child O’Mine foi regravada por diversos cantores e bandas. Uma das versões mais bacanas foi lançada em 1999 pela cantora Sheryl Crow.
O segundo disco da banda foi Lies, cuja capa lembra uma primeira página de jornal. Seu principal hit foi a música Patience.
O terceiro álbum foi Use Your Illusion, seguido de Use Your Illusin II, fazendo com que ambos fossem considerados um disco duplo. Esses discos são considerados inovadores na história da banda, uma vez que ela mergulha de vez no experimentalismo, aderindo às influências do country, blues e clássico. Os principais hits são Don’t Cry e November Rain.
A faixa November Rain se tornou a mais famosa da banda depois de Sweet Child O’Mine. O detalhe é que ela é a segunda mais longa já composta por Axl e parceiros, com nove minutos de duração.
O quinto disco do Guns foi lançado em 1993 com o título de Spaghetti Incident?. Trata-se basicamente de um disco de covers de rock e punk, com música de bandas como Nazareth, New York Dolls, The Stooges, Misfits, Sex Pistols e The Damned.
Spaghetti Incident? foi o último disco da “era clássica” do Guns N’Roses. A banda só voltaria à ativa em 2008 – ou seja, 15 anos depois – com o álbum Chinese Democracy. O curioso é que a banda começou a trabalhar com ele em 1996, nunca chegando a finalizá-lo.
Look at Your Game Girl, uma das faixas de Spaghetti Incident? foi composta por ninguém menos que o assassino serial Charles Manson.
Como era de se esperar, Chinese Democracy foi banido da China e a banda definitivamente proibida de tocar naquele país.
O nome verdadeiro de Axl Rose é William Bruce Bailey e de Slash é Saul Hudson.
Melissa Reese foi a primeira e única mulher a integrar a banda.
A música You Could Be Mine é comumente associada a O Exterminador do Futuro 2, mas, acredite, ela não faz parte da trilha sonora do filme. You Could Be Mine só foi incluída no filme porque o astro Arnold Schwarzenegger era um grande fã da banda.
Nem todos os fãs sabem, mas Axl possui uma ficha criminal bastante extensa. Pesam contra ele acusações como estupro, perturbação da ordem e envolvimento em tumultos.
Outra que nem todos sabem: a secretária particular e governanta de Axl (além de uma das melhores amigas, cabe aqui frisar) é Berta Lebeis, uma brasileira da cidade paulista de Santos. Ela mora com os dois filhos – Fernando e Vanessa – junto com o cantor, em sua casa em Malibu.
O show com o maior público da história da banda ocorreu durante o Rock in Rio III, realizado em 2001. Foram 240 mil pessoas em torno de Axel e demais músicos. O Guns N’Roses voltaria a se apresentar no Rock in Rio em 2017, ao lado de grupos “clássicos” como The Who.
Axl deu muito o que falar durante as suas passagens pelo Brasil. E motivos para tanto não faltaram. Durante a primeira passagem, ele jogou da janela um telefone nos fãs que pediam o seu número. Na segunda, jogou uma cadeira nos jornalistas que o aguardavam para uma entrevista coletiva no hotel em que ele estava.
Desde que Brian Johnson afastou-se do AC/DC por problemas de saúde (perda auditiva), quem o substituiu com frequência na banda foi Axl Rose. Apesar do estranhamento inicial da parte dos fãs do grupo australiano, Axl tem se saído muito bem no palco – inclusive cantando velhos hits como Highway to Hell.
Fontes: Wikipédia, Wiplash, Rock na Veia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário