sábado, 6 de junho de 2020

21 CURIOSIDADES SOBRE O IRON MAIDEN E SEUS INTEGRANTES

Show do Iron Maiden

O Iron Maiden é desde o início dos anos 1980, uma das bandas de rock pesado mais populares do planeta. Gravou discos como Killers, The Number of the Beast e Fear of the Dark, entre outros. Confira algumas curiosidades sobre sua carreira e seus integrantes.

 

Existia uma banda chamada Iron Maiden antes do surgimento do Iron Maiden que nós conhecemos. Ela surgiu na cidade britânica de Essex e durou apenas oito anos.

 

O nome da banda foi inspirado num instrumento de tortura supostamente medieval (segundo algumas fontes, ele foi criado apenas no século XVII), visto no filme O Homem da Máscara de Ferro.

 

O Iron Maiden foi fundado em 1975 pelo baixista e principal compositor da banda Steve Harris. O primeiro grande show foi realizado no início de 1976.

 

O nome verdadeiro de Steve Harris é Stephen Percy Harris, o de Bruce Dickinson é Paul Bruce Dickinson, o de de Adrian Smith é Adrian Frederick Smith, o de Dave Murray é David Michael Murray, o de Janick Gers é Janick Robert Gers e o de Nicko McBrian é Michael Henry McBrain

 

O último membro da atual formação  a ingressar na banda foi Janick Gers. Ele começou com o Iron Maiden em 1989, para substituir Adrian Smith, que tinha saído do grupo para seguir carreira solo. Gers se enturmou tanto com Harris e companhia que, mesmo com a volta de Smith, continuou no grupo.

 

Os únicos integrantes da banda que não nasceram  na cidade de Londres foram Bruce Dickinson e Janick Gers.

 

Eddie, o zumbi mascote da banda, aparece em todos as capas de álbuns e singles. O único single onde ele não é visível é Wasting Love, de 1992.

 

Eddie foi criado pelo ilustrador Derek Riggs, que desenhou o personagem em quase todos os álbuns da banda. Riggs também fez capas para bandas como Stratovarius, Dream Theater, Gamma Ray e Valhala.

 

Segundo algumas fontes, a imagem cadavérica de Eddie foi inspirada numa foto do corpo de um soldado japonês encontrado nas Ilhas Salomão, em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Antes de ingressar no Iron Maiden, Bruce Dickinson foi vocalista da banda Samson, da qual saiu em 1981 para substituir Paul Di´Anno. O primeiro álbum com seu vocal foi The Number of the Beast, de 1982.

 

Dickinson deixou o Iron Maiden em 1993 para ingressar em carreira solo, sendo substituído por Blaze Bailey. Durante a temporadas afastado da banda, lançou 5 álbuns. Um sexto disco solo foi lançado enquanto Bruce cantava no Maiden.

 

Esgrimista de primeira linha, Dickinson foi convidado para integrar a equipe do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de 1988. Ele, no entanto, acabou recusando para se dedicar à turnê da banda.

 

No ano de lançamento do primeiro disco –  intitulado Iron Maiden –, a banda abriu shows do Kiss e do Judas Priest.

 

The Number of the Beast, o terceiro álbum do grupo, é até hoje o mais vendido, com 16 milhões de cópias.

 

Com a saída do baterista Clive Burr pouco tempo tempo depois do lançamento de The Number of the Beast, o Iron Maiden contratou um baterista temporário: Nicko McBrain, da banda Trust. O detalhe é que Steve Harris e parceiros gostaram tanto do estilo de McBrain, que o chamaram para ser baterista definitivo.

 

A primeira vez que a banda se apresentou no Brasil foi em 1985, durante o primeiro Rock in Rio. Tocaram na mesma ocasião nomes como Ozzy Osbourne, Whitesnake e AC/DC. Desde então, o Iron Maiden tem incluído o Brasil em todas as suas turnês.

 

O Iron Maiden está na quarta posição entre as melhores bandas de heavy metal de todos os tempos, segundo um ranking elaborado pela MTV.

 

A banda foi proibida de tocar no Chile em 1992 devido a um pedido de censura feito pela Igreja Católica ao governo daquele país. 

 

Um dos maiores sonhos de Steve Harris era ser jogador de futebol. Ele quase chegou a treinar no West Ham, o seu time do coração. Aliás, você sabia que o lema da banda Up the Irons é o mesmo do West Ham?

 

Você sabia que existe uma cerveja premium chamada Trooper? Com rótulo idêntico à capa do single The Trooper, ela é fabricada no Reino Unido e vendida no mundo inteiro (pode ser encontrada em diversas lojas de cervejas premiuns no Brasil).

 

Bruce Dickinson recebeu um diagnóstico de câncer na língua, do tamanho de uma bola de golfe. O tratamento começou assim que a doença foi diagnosticada, possibilitando a Dickinson retornar ao Iron Maiden com nova turnê e novo álbum em 2015.

 

Fontes: Wikipédia, Wiplash, Fatos Desconhecidos, Iron Maiden Official Web Site.


Veja também: heavy metal, AC/DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário