quinta-feira, 11 de junho de 2020

26 CURIOSIDADES SURPREENDENTES SOBRE A ARÁBIA SAUDITA

Bandeira da Arábia Saudita

Berço do islamismo, a Arábia Saudita ainda é um país desconhecido para a maioria dos brasileiros. Acredita-se erroneamente, por exemplo, que sua a capital seja Meca.  Aproveite para percorrer as linhas a seguir e descobrir curiosidades e outras coisas que você devia saber sobre esse país do Oriente Médio.

 

O nome oficial do país é Reino da Arábia Saudita (em árabe, Al Mamlakah al Arabiyah as Saudiya).

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a capital saudita não é a cidade de Meca mas, sim, Riad.

 

O país não possui Constituição. Ele é regido pela sharia, a lei islâmica.

 

Não existem partidos políticos, nem parlamento. O governante supremo é o rei Abdullah Al Saud, da casa dos Saud.

 

A Arábia Saudita moderna foi fundada por Ibn Saud no início do século XX e até hoje é governada por seus descendentes.

 

A data nacional saudita é o dia da Constituição Formal do Reino: 23 de setembro.

 

Na verdade, os sauditas seguem o calendário islâmico, não o gregoriano.

 

A sexta-feira na Arábia Saudita, assim como na maioria dos países islâmicos é igual ao nosso domingo.

 

O país é chamado de “A Terra das Duas Mesquitas Sagradas”, em referência às mesquitas das cidades de Meca e Medina.

 

Localizado no Oriente Médio (mais precisamente na chamada Península Arábica), a Arábia Saudita faz fronteiras com diversos pequenos países, entre eles Omã, Qatar, Bahrein, Kuwait, Iêmen e Emirados Árabes Unidos.

 

Noventa e cinco por cento do território da Arábia Saudita é constituído de desertos.

 

A Arábia Saudita é o maior exportador mundial de petróleo. Aliás, o petróleo é responsável por 90% das exportações e 75% da renda do país.

 

A frase em árabe na bandeira da Arábia Saudita significa “Não há outra divindade além de Alá, e Maomé é o seu profeta”.

 

Durante o período do hajj (a peregrinação os lugares santo do Islã), a cidade de Meca é literalmente tomada por mais de 2 milhões de peregrinos de mais de 100 países.

 

Uma das famílias mais ricas e poderosas da Arábia Saudita é a família Bin Laden (ou Bin Ladin). Trata-se da mesma família do mega-terrorista Osama Bin Laden.

 

O toque e o cumprimento são muito bem-vindos, desde que entre pessoas do mesmo sexo. É comum vermos homens de mãos dadas (não só na AS, mas em muitos outros países do Oriente), em sinal de respeito e amizade.

 

As bebidas alcoólicas e a carne de porco são terminantemente proibidas. Ser flagrado  consumindo bebida alcoólica pode lhe trazer muitos, muitos, muitos problemas.

 

A roupa tradicional masculina é o thoub, uma peça única e comprida. Na cabeça, os homens sauditas usam ghutra ou o shemagh. As mulheres usam a a abayah ou jibab, que cobre o corpo inteiro e o rosto.

 

Uma regrinha de etiqueta: se estiver na Arábia Saudita (assim como em qualquer outro país árabe) evite cruzar as pernas e mostrar as solas do sapato, que é considerado falta de respeito.

 

As lojas e restaurantes sauditas costumam fechar por meia hora durante os horários da orações islâmicas – realizadas cinco vezes por dia.

 

Restaurantes e lanchonetes não abrem do nascer ao pôr-do-sol durante o mês do Ramadã, o período de jejum do calendário islâmico. Os não-muçulmanos em visita ao país devem evitar comer em público antes do anoitecer (uma observação: essa regra vale  até para países considerados mais liberais, como os Emirados Árabes Unidos).

 

O maior relógio do mundo foi ativado recentemente na cidade de Meca, praticamente ao lado da grande mesquita da cidade.

 

Meninos e meninas só estudam juntos nos primeiros anos de alfabetização. Depois, eles só podem ser matriculados em escolas e universidades separadas. A segregação de gênero é, aliás, comum em quase todos os espaços públicos.

 

As mulheres eram até 2017 proibidas de dirigir na Arábia Saudita. Recentemente, algumas foram presas por “burlar a lei” dirigindo.

 

Um dos passatempos prediletos dos jovens sauditas (homens, é claro) é participar de rachas nas estradas do país. Além dos rachas, eles costumam fazer acrobacias com os automóveis.

 

Os sauditas pretendem construir o edifício mais alto do mundo. Batizado de Burj Al-Mamlakah, ele terá mais de 1 quilômetro de altura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário