Descubra fatos curiosos sobre a biografia de uma dos maiores gênios da história da arte: Vincent Van Gogh. Você sabia, por exemplo, que ele pensou em ser pastor protestante? Sabia que não vendeu quase nenhum quadro durante toda a vida? Confira.
O nome completo do pintor nascido na Holanda era Vincent Wilhelm van Gogh.
Van Gogh nasceu numa pequena localidade holandesa chamada Zundert, na fronteira com a Bélgica. A casa onde ele viveu foi demolida há mais de 100 anos, mas no mesmo lugar foi construída uma instituição totalmente dedicada ao pintor.
Quem sempre ajudava Vincent a comprar suas telas e tintas era o irmão, Theo. É provável que ele tenha escrito quase 800 cartas ao irmão, posteriormente publicadas num livro chamado Cartas a Theo.
Sem dinheiro para pagar modelos, Van Gogh costumava convidar amigos e conhecidos para pintar seus retratos. Um deles, Dr. Gachet – o médico que cuidou do pintor em uma de suas internações, cabe aqui lembrar – é a figura de um dos quadros mais caros de Van Gogh, avaliado em mais de 82 milhões de dólares em valores atuais.
Apesar de hoje em dia suas obras valerem milhões de dólares, Van Gogh vendeu apenas um quadro durante toda a vida. Para o pintor holandês, a fama de artista prodígio chegou tarde demais.
Como tinha o hábito de pintar ao ar livre durante a noite, Van Gogh colocava uma fileira de velas acesas na aba do chapéu para que pudesse enxergar melhor.
Van Gogh foi por um tempo relativamente longo consumidor de absinto, uma bebida com alto teor alcoólico. Dizem que quem lhe apresentou o absinto foi o pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec, um conhecido de Vincent.
O gênio holandês foi examinado por 150 psiquiatras, que, ao todo, deram 30 diagnósticos diferentes, de esquizofrenia a distúrbio bipolar, de sífilis a envenenamento por tintas e de alcoolismo a epilepsia.
Van Gogh pretendia fundar, ao lado de Paul Gauguin, uma colônia de artistas. A ideia, porém, acabou não dando certo. As desavenças entre o holandês e o francês fizeram com que Gauguin abandonasse o amigo e a ideia da colônia.
Filho e neto de pastores protestantes, Van Gogh tentou ingressar num curso de teologia, mas acabou sendo reprovado nos exames. Apesar de não admitido, ele não se deu por vencido. Fez um curso livre na Bélgica e exerceu o papel de missionário junto à comunidades pobres.
Diversas peças e filmes foram feitos sobre a vida do pintor. Van Gogh foi interpretado por Kirk Douglas, num filme dirigido por Vicent Minelli. Outra fera do cinema a dirigir uma produção sobre o pintor foi Robert Altman. Fã do holandês, o japonês Akira Kurosawa criou diversas referências ao pintor no filme Sonhos.
Angustiado pela pobreza e por problemas mentais – chegando a ser internado várias vezes em instituições psiquiátricas –, o pintor Vincent van Gogh tentou o suicídio em 27 de julho de 1890 com um tiro no próprio peito. Moribundo, ele morreria dois dias depois em virtude do ferimento causado pela bala.
O caixão de Van Gogh foi coberto por girassóis, a sua flor predileta. Aliás, a série de quadros Os Girassóis é uma das mais caras da história da arte.
Theo van Gogh, irmão do pintor, faleceu 6 meses depois de Vincent. Ambos estão enterrados lado a lado no cemitério de Auvers-sur-Oise.
A carreira de Van Gogh durou cerca de 10 anos, tempo suficiente para ele pintar 800 quadros. Os dois últimos meses de vida do pintor foram os mais produtivos. No curto espaço de 60 dias, Van Gogh pintou 70 quadros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário