Percorra as próximas linhas e descubra uma lista de curiosidades muito interessantes sobre o estado do Maranhão e sua capital, São Luiz. Saiba mais sobre a geografia e população desse importante estado da região Nordeste.
Não existe um consenso sobre a origem do nome Maranhão. Uma das hipóteses afirma ter ele surgido do termo "mar que corre", da língua tupi.
O Maranhão é o segundo maior estado do Nordeste, atrás somente da Bahia.
A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Um em cada sete habitantes do estado vive em sua região metropolitana.
As cidades maranhenses mais populosas são, pela ordem: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Caxias e Timon.
São Luís é a única capital do Brasil fundada por franceses. Ela recebeu esse nome em homenagem ao rei francês Luís XIII.
O estado possui a segunda pior expectativa de vida do Brasil. Possui também um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.
O Maranhão possui quase todos os biomas do Brasil. Existe em seu território regiões típicas da caatinga, cerrado e floresta equatorial (diga-se, floresta amazônica).
Com um litoral quase intocado, o Maranhão possui uma imensa quantidade de ilhas, estuários, penínsulas e manguezais. Um dos seus maiores patrimônios turísticos é a região de dunas dos Lençóis Maranhenses.
Uma curiosidade muito interessante: o litoral do Maranhão possui a maior quantidade de ilhas do litoral brasileiro. São Luís, a própria capital maranhense, está numa ilha.
O Brasil possui duas bases de lançamento de foguetes: a Barreira do Inferno, no estado do Rio Grande do Norte, e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. É em Alcântara que o país vem testando o VLS (Veículo Lançador de Satélite), um modelo das futuras missões de lançamentos de satélites.
A cidade de Imperatriz recebeu esse nome em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.
São Luís possui ao lado de cidades como a baiana Salvador, um importante patrimônio histórico. Os casarões em estilo colonial tornam o Centro Histórico local um dos principais pontos de atração turística do estado.
Três das principais regiões de dunas do Brasil ficam a poucos quilômetros umas das outras. Elas podem ser percorridas de carro em poucos dias. São elas: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está distribuído entre os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Primeira Cruz.
Dados divulgados recentemente pelo IBGE aponta 32 municípios do Maranhão entre os 50 mais pobres do Brasil. A pesquisa apontou a cidade maranhense de Belágua como a mais pobre do país, com uma renda domiciliar per capita de apenas R$146,70.
Um estudo da ONG de origem mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, revelado em janeiro de 2015, apontou 19 cidades brasileiras entre as mais violentas do mundo. Três cidades do Nordeste encabeçavam na época a lista das mais violentas do Brasil. São elas, pela ordem: Maceió (AL), João Pessoa (PB) e São Luís (MA).
Fontes: Wikipédia, Mundo Educação, Severino Neto, G1, R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário