sábado, 20 de junho de 2020

16 CURIOSIDADES SOBRE O MARANHÃO, SUA GEOGRAFIA E SUA POPULAÇÃO

Bandeira do Maranhão

Percorra as próximas linhas e descubra uma lista de curiosidades muito interessantes sobre o estado do Maranhão e sua capital, São Luiz. Saiba mais sobre a geografia e população desse importante estado da região Nordeste.

 

Não existe um consenso sobre a origem do nome Maranhão. Uma das hipóteses afirma ter ele surgido do termo "mar que corre", da língua tupi.

 

O Maranhão é o segundo maior estado do Nordeste, atrás somente da Bahia.

 

A capital e cidade mais populosa do Maranhão é São Luís. Um em cada sete habitantes do estado vive em sua região metropolitana.

 

As cidades maranhenses mais populosas são, pela ordem: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Caxias e Timon.

 

São Luís é a única capital do Brasil fundada por franceses. Ela recebeu esse nome em homenagem ao rei francês Luís XIII.

 

O estado possui a segunda pior expectativa de vida do Brasil. Possui também um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país.

 

O Maranhão possui quase todos os biomas do Brasil. Existe em seu território regiões típicas da caatinga, cerrado e floresta equatorial (diga-se, floresta amazônica).

 

Com um litoral quase intocado, o Maranhão possui uma imensa quantidade de ilhas, estuários, penínsulas e manguezais. Um dos seus maiores patrimônios turísticos é a região de dunas dos Lençóis Maranhenses.

 

Uma curiosidade muito interessante: o litoral do Maranhão possui a maior quantidade de ilhas do litoral brasileiro. São Luís, a própria capital maranhense, está numa ilha.

 

O Brasil possui duas bases de lançamento de foguetes: a Barreira do Inferno, no estado do Rio Grande do Norte, e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.  É em Alcântara que o país vem testando o VLS (Veículo Lançador de Satélite), um modelo das futuras missões de lançamentos de satélites.

 

A cidade de Imperatriz recebeu esse nome em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.

 

São Luís possui ao lado de cidades como a baiana Salvador, um importante patrimônio histórico. Os casarões em estilo colonial tornam o Centro Histórico local um dos principais pontos de atração turística do estado.

 

Três das principais regiões de dunas do Brasil ficam a poucos quilômetros umas das outras. Elas podem ser percorridas de carro em poucos dias. São elas: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está distribuído entre os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Primeira Cruz. 

 

Dados divulgados recentemente pelo IBGE aponta 32 municípios do Maranhão entre os 50 mais pobres do Brasil. A pesquisa apontou a cidade maranhense de Belágua como a mais pobre do país, com uma renda domiciliar per capita de apenas R$146,70.

 

Um estudo da ONG de origem mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, revelado em janeiro de 2015, apontou 19 cidades brasileiras entre as mais violentas do mundo. Três cidades do Nordeste encabeçavam na época a lista das mais violentas do Brasil. São elas, pela ordem: Maceió (AL), João Pessoa (PB) e São Luís (MA).

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Educação, Severino Neto, G1, R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário