sábado, 27 de junho de 2020

21 CURIOSIDADES E FATOS INTERESSANTES SOBRE O LED ZEPPELIN E SUA HISTÓRIA

Led Zeppelin

Embora tenha saído de cena no final dos anos 1970, o Led Zeppelin é ainda hoje considerada uma das melhores bandas de rock de todos os tempos. Não sem motivos. Álbuns como Led Zeppelin IV e Physical Graphitti possuem qualidade admirável. Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades sobre a banda.

 

O Led Zeppelin foi criado em 1968 pelos músicos Jimmy Page (guitarrista), John Paul Jones (baixista), John Bonham (baterista) e Robert Plant (vocalista).

 

A banda surgiu com o nome de New Yardbirds, uma espécie de “continuação” da banda britânica The Yardbirds. Criada em 1963, o The Yardbirds teve entre os seus integrantes os músicos Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck. Assim que terminou a gravação do primeiro álbum, o New Yardbirds – já com Plant, Bonham e Jones na formação – mudou o nome para Led Zeppelin.

 

O primeiro show da recém-nomeada banda Led Zeppelin ocorreu na Universidade de Surrey, em Londres, no final de 1968. Acredite se quiser, mas ela ganhou apenas 400 dólares com essa apresentação.

 

A banda começou a fazer sucesso durante uma turnê nos Estados Unidos, em 1969. A boa acolhida permitiu que ela lançasse três álbuns no curto período de dois anos. Chamado de Led Zeppelin II, o segundo álbum logo alcançou o primeiro lugar nas paradas norte-americanas. A música de maior sucesso foi Whole Lotta Love.

 

Lançado em 1971, o quarto álbum da banda (com o simples nome de Led Zeppelin IV) apresentou a faixa Stairway to Heaven, considerada um marco na história do rock e da música do século XX.

 

O sucesso de Stairway to Heaven foi tão grande que ela é até hoje requisitada nas rádios especializadas em rock. Ela conquistou o 30ª posição na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos elaborada pela revista Rolling Stone.

 

Em 2006, a revista norte-americana Guitar World divulgou uma pesquisa que indicava o solo de Stairway to Heaven o melhor de todos os tempos na opinião dos leitores.

 

Ainda no primeiro ano de estrada, o Led Zeppelin começou a fazer mega-shows com nada menos que 3 horas de duração. As turnês chegavam a durar dois anos e meio.

 

Apesar de ser um dos precursores do heavy metal, o Led Zeppelin possuía influências que variavam da soul music ao blues, da música celta ao reggae. Lançado em 1973, o álbum Holy of the Souls foi elogiado pelo refinamento das faixas e arranjos bem elaborados.

 

Depois dos Beatles e Rolling Stones, o Led Zeppelin foi a terceira banda mais popular do final da década de 60 e início dos anos 70. A série de shows feita em 1973 no Madison Square Garden, em Nova York, foi filmada e transformada num filme chamado The Song Remains the Same.

 

Em 1974, a banda lançou um selo próprio chamado Swan Song Records (em português, Gravadora "Canto do Cisne"). A decisão de criar a sua própria gravadora permitiu aos músicos lançar seus produtos sem o selo Atlantic Records, com o qual tinham deixado de trabalhar. O símbolo do Swan Song é um anjo com o corpo curvado para trás.

 

O primeiro álbum pelo novo selo foi lançado em 1975. Batizado de Physical Graffiti, ele tinha uma capa inovadora, com furos que remetiam a janelas. O maior hit desse álbum foi a música Kashmir.

 

Physical Graffiti foi eleito pela revista Rolling Stone um dos 100 melhores discos de todos os tempos. Esteve em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Como era um álbum duplo, chegou a ganhar 16 discos de platina.

 

Presence, o sétimo trabalho da banda, tinha uma pegada mais rock´n´roll. O experimentalismo foi abandonado e as música ficaram mais pesadas. O detalhe é que, ao contrário dos trabalhos anteriores, ele foi mal recebido pela crítica.

 

A banda começou a entrar em decadência em 1976. O exagerado envolvimento de Page com o ocultismo, os problemas de Bonham e a morte de um dos filhos de Plant foram os fatores desencadeadores. Abalado, Plant preferiu se afastar da banda por algum tempo (seu filho morreu vítima de um vírus misterioso).

 

O álbum In Trought the Out Door, de 1979, conseguiu manter o entusiasmo do público, mas não agradou a crítica. O Led Zeppelin volta a fazer seus mega-shows na Europa e Américas já de olho nos anos 80, mas...

 

John Bonham morreu repentinamente. Boatos davam o consumo de drogas como possível causa, mas foram desmentido. Bonham morreu sufocado pelo próprio vômito depois de beber mais de 40 doses de vodka. Abalada, a banda se reuniu para definir seu futuro. E ficou decidido que sem Bonham não havia futuro. Foi o fim do Led Zeppelin.

 

Com o sumiço do Led Zeppelin, Robert Plant ingressou em carreira solo. Gravou 15 discos e se apresentou diversas vezes no Brasil. Lançou com Jimmy Page um projeto chamado Page & Plant, em que tocaram diversos sucessos da antiga banda.

 

Jimmy Page tentou fundar uma mega-banda com integrantes do Yes, mas não conseguiu. Participou de projetos com Robert Plant, David Coverdale, Black Crowes, Paul Rodgers e outros músicos. Fez diversos shows beneficentes ao redor do mundo.

 

John Paul Jones continuou atuando no palco depois do Zeppelin, mas trabalhou durante boa parte do tempo como arranjador e produtor musical.

 

Os nomes verdadeiros dos integrantes do Led Zeppelin são James Patrick Page, Robert Anthony Plant, John Henry Bonham e John Baldwin. O mais velho é James Patrick "Jimmy" Page, nascido em 1944.

 

Fontes: Wikipédia, Rolling Stone, Veja, Wiplash, Nosso Tempo.


VEJA TAMBÉM: 15 CURIOSIDADES SOBRE A LENDÁRIA BANDA BLACK SABBATH, 17 CURIOSIDADES SOBRE A TRAJETÓRIA DA BANDA AC/DC


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário