terça-feira, 30 de junho de 2020

15 CURIOSIDADES SOBRE A BATATA, UM DOS ALIMENTOS MAIS POPULARES DO MUNDO

Batatas

Siga os tópicos abaixo e descubra algumas curiosidades sobre a batata, um dos alimentos mais populares do mundo. Você sabia, por exemplo, que ela era desconhecida do restante do mundo antes do descobrimento da América?

 

Originária do Peru, a batata era totalmente desconhecida dos europeus até o descobrimento da América.

 

Existem mais de 200 variedades de batatas na América andina. No mundo todo, são em torno de 3 mil tipos. Ela é cultivada há mais de 7 mil anos.

 

A batata possui bastante água, vitamina B1, Vitamina C e sais minerais, principalmente ferro, magnésio e potássio. Infelizmente, a maior parte de seus nutrientes se perde durante o cozimento.

 

A batata foi durante muito tempo desprezada pelos europeus. Elas foram levadas para a Europa pelos colonizadores espanhóis. Os europeus só passaram a consumi-la quando o francês Augustin Parmentier descobriu, em 1769, os seus valores nutritivos.

 

Para ser exato, a batata era tão desprezada pelos europeus que foi acusada de dar poder às bruxas de voar (isso mesmo: era apontada como “alimento de bruxa”) e de provocar doenças como raquitismo e tuberculose.

 

A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo, atrás do milho, do trigo e do arroz.

 

O maior produtor mundial de batata é a China, seguida de Rússia e Índia. Apesar do largo consumo em nosso país, o Brasil sequer aparece entre os 10 maiores produtores.

 

Existem mais de 400 tipos de batata-doce. Mas veja só: a batata-doce pertence à família Convulvolaceae, enquanto as batatas são da família Solanaceae, o que significa que… a batata-doce não é uma batata!

 

Qual é mais nutritiva, a batata-doce ou a batata comum? A comum, que é mais rica em vitaminas e minerais. Se bem que, por possuir um índice glicêmico mais baixo, a batata-doce é mais recomendada para quem está de dieta ou é diabético.

 

É melhor consumir batata cozida ou frita? Cozida, é claro. Enquanto 100 gramas de batata cozida possui 52 calorias, nas fritas, esse número salta para 267 calorias.

 

A batata inglesa crua é recomendada para quem tem problemas de estômago e intestino. Ela pode ser consumida ralada ou em suco. Compressas de batata são utilizadas contra picadas de inseto e manchas na pele.

 

A batata frita foi inventada por um médico francês no século XVIII, para servir num jantar em homenagem ao norte-americano Benjamin Franklin. Talvez seja por isso que ela é chamada de French fries nos Estados Unidos.

 

Você certamente ouviu falar em Marcha Para Jesus e Parada Gay, mas já ouviu algo sobre a Parada da Batata? Pois é, ela acontece no condado de Clark, Dakota do Sul, Estados Unidos. Os moradores de lá não só inventaram um dia dedicado à batata, como realizam inúmeros eventos cujo tema é, obviamente… batata! Os eventos são (além da Parada da Batata): luta-livre em purê, concurso de receitas, concurso de pintura, corrida de mini-trator…

 

Em Bruges, na Bélgica, existe um museu totalmente dedicado à batata frita. Chamado de Museu da Batata Frita, seu acervo possui brinquedos, objetos decorativos e acessórios para fritar batatas. Detalhe: o lugar tem cheiro do produto homenageado.

 

Como são fabricadas as batatas Pringles? Aliás, como o fabricante consegue manter o mesmo sabor, textura e formato da batata? Para começar a Pringles não é exatamente uma batata frita, mas um produto feito à base de farinha, gordura e batata (que corresponde a 42% do produto). Digamos que é uma espécie de purê de batata assado e cortado em fatias iguais.

 

2 comentários: