segunda-feira, 29 de junho de 2020

12 CURIOSIDADES SUPER INTERESSANTES SOBRE O ESCULTOR VICTOR BRECHERET

Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret

Famoso pelo Monumento às Bandeiras, uma dos principais pontos turísticos da capital paulista, o escultor Victor Brecheret é um dos maiores nomes da arte nacional. Descubra nas linhas a seguir curiosidades sobre a sua vida e seu legado artístico, algumas super interessantes.

 

O escultor Vittorio Brecheret nasceu em 1894 na localidade de Farnese, província de Viterbo, na Itália. Seus pais eram Augusto Brecheret e Paolina Nanni, que faleceu quando o futuro escultor tinha apenas seis anos de idade.

 

Já no Brasil, aos 30 anos de idade, mudou seu nome para Victor em um cartório do Jardim América, em São Paulo.

 

Brecheret começou sua formação artística no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Além de modelagem, estudou entalhe em madeira e desenho.

 

Entre 1913 e 1919, Brecheret estudou artes em Roma. Mais tarde, mudou-se para Paris. Brecheret se alternou entre a capital francesa e São Paulo até 1936.

 

Seu ateliê em Roma tinha sido ocupado pelo escultor Ivan Mestrovic, que foi uma das suas maiores influências.

 

Obtém o primeiro lugar na Exposição Internacional de Belas-Artes de Roma aos 22 anos de idade.

 

Brecheret participou da Semana de Arte Moderna de 1922 com 12 esculturas. Detalhe: ele estava ausente em São Paulo na ocasião.

 

Foi amigo dos vanguardistas Oswald de Andrade, Menotti de Picchia, Mário de Andrade e Di Cavalcanti.

 

Teve contato com escultures europeus de porte, como Henry Moore, Aristide Maillol e Constantin Brancusi, sendo este ultimo um dos artistas que mais o influenciou.

Iniciou a construção do Monumento às Bandeiras em 1936, mas a obra, junto ao Parque do Ibirapuera, só chegou a ser inaugurada em 1953.

 

Victor Brecheret participou da primeira, terceira e quarta Bienais de Arte de São Paulo, chegando a ganhar, em uma delas, o prêmio de Melhor Escultor Nacional. Também esteve presente em duas Bienais de Veneza.

 

Existem cerca de duas dezenas de obras de Brecheret em locais públicos, a maioria na cidade de São Paulo. Há obras do escultor no Parque do Ibirapuera, Parque Trianon e Praça Princesa Isabel (a famosa estátua de Duque de Caxias), além dos cemitérios do Araçá, São Paulo e Consolação.

 

Aliás, Brecheret era chegou a fazer arte tumular. Duas de suas mais famosas esculturas em túmulos estão no Cemitério da Consolação, o mesmo onde jaz o corpo do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário