terça-feira, 30 de junho de 2020

16 CURIOSIDADES MUITO INTERESSANTES SOBRE SHERLOCK HOLMES

Sherlock Holmes

Você certamente já assistiu a algum seriado ou filme com o personagem Sherlock Holmes. Mas, por acaso, tem ideia de como ele surgiu? Sabe em quem ele foi inspirado? Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades muitos interessantes sobre o mais famoso detetive da literatura policial e da cultura pop.

 

Sherlock Holmes é uma criação do escritor britânico Arthur Conan Doyle (1859-1930). Ao todo, Conan Doyle escreveu 60 histórias com o seu famoso detetive.

 

O personagem surgiu em 1887 na obra Um Estudo em Vermelho. Desde então, voltou a aparecer em quatro romances e 56 contos.

 

Sherlock foi inspirado num sujeito real chamado Joseph Bell. Ex-professor de Conan Doyle, Bell conseguia desvendar o perfil psicológico de uma pessoa apenas observando suas roupas e trejeitos.

 

Nas histórias, Sherlock Holmes morava na rua Baker, nº 221B, em Londres. O curioso é que esse endereço nunca existiu, mas foi criado para abrigar um museu dedicado ao detetive.

 

A estação Baker Street, do metrô londrino, possui várias referências sobre as histórias do personagem. Um estátua de Sherlock Holmes foi erguida na sua entrada.

 

Ele é o personagem mais retratados em filmes, séries e programas de TV. Foram mais ou menos 250 aparições até o ano de 2014.

 

O primeiro filme com Sherlock Holmes foi lançado em 1900. Detalhe: era uma película com apenas 30 segundos de duração.

 

O ator que encarnou o personagem por mais tempo foi o sul-africano Basil Rathbone, com 14 filmes e uma série de TV entre os anos de 1939 e 1953.

 

Em Elementar, uma das séries de TV sobre o personagem exibidas atualmente, o ajudante Watson é uma mulher. A atriz selecionada para interpretá-la foi Lucy Liu.

 

Acredite se quiser, mas a frase "Elementar, meu caro Watson" nunca foi dita pelo personagem. Não existe qualquer menção a ela nas obras de Conan Doyle.

 

Com o intuito de pôr fim às aventuras do famoso detetive, Conan Doyle resolveu matá-lo. Ele, porém, não contava que a morte de Sherlock fosse causar tanta comoção entre os fãs Os protestos foram tantos (uma das primeiras pessoas a se manifestar foi a sua mãe), que o autor teve que ressuscitar o personagem.

 

Entre os atores que já interpretaram Sherlock estão Robert Downey Jr., Benedict Cumberbatch, John Lee Miller, Rupert Everett, Charlton Heston, Christopher Plummer, Leonard Nimoy, Ian McKellen e John Cleese.

 

Sherlock Holmes é um dos personagens centrais do livro O Xangô de Baker Street, de Jô Soares. Adaptado para o cinema com direção de Miguel Faria Jr., O Xangô foi interpretado pelo ator português Joaquim de Almeida e tinha Marco Nanini e Cláudia Abreu no elenco.

 

O ator William Gillette interpretou Sherlock numa peça de teatro de 1899  aprovada pelo próprio Conan Doyle. Consta que o clássico chapéu e a Frase "Elementar" foram criações dele. A peça foi encenada 1.300 vezes e só saiu de cartaz em 1932.

 

Existem diversos fãs-clubes dedicados ao personagem ao redor do mundo, o mais famoso é o Sherlock Holmes Society of London, fundado em 1951. O seu primeiro presidente foi Lord Gore-Booth, chefe do Serviço Diplomático do Reino Unido na época.

 

Sherlock Holmes é o único personagem de ficção escolhido para fazer parte da Royal Academy of Chemistry, com a alegação de que contribuiu para o desenvolvimento das ciências forenses.

 

Fontes: Cultura Inglesa, Guia dos Curiosos, Adoro Cinema, IG, UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário