sábado, 20 de junho de 2020

15 CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE A VIDA DE CLAUDE MONET

Obra de Claude Monet

Descubra nas linhas a seguir curiosidades sobre a vida e obra de um dos maiores gênios da arte do século XIX: Claude Monet. Você sabia, por exemplo, que a primeira exposição do grupo impressionista, que também incluía nomes como Renoir e Degas, foi motivo de zombaria e chacota? Confira.

 

O nome completo de Monet era Oscar-Claude Monet.

 

Monet nasceu em 14 de novembro de 1840, em Paris, e morreu em 5 de dezembro de 1926, em Giverny.

 

O pai, que era dono de uma modesta mercearia, desejava que o filho fosse comerciante e continuasse nos negócios da família.

 

O nome Impressionismo surgiu a partir da obra Impressão, Nascer do Sol (1872), de autoria de Monet.

 

Aliás, quando foi utilizado pela primeira vez por um crítico de arte, o termo Impressionismo tinha um caráter negativo e pejorativo. Ao se referir à obra Impressão, Nascer do Sol, ele disse que “um papel de parede é mais elaborado do que essa cena marinha”.

 

O quadro Impressão, Nascer do Sol – Impression du Soleil Levant, em francês – registra o amanhecer no porto de Havre, na Normandia, norte da França.


Foi Claude Monet, juntamente com os companheiros Auguste Renoir, Camille Pissarro e Paul Cézanne, quem organizou a primeira mostra de arte impressionista. Quem mais trabalhou para organizar essa primeira exposição foi Auguste Renoir, que era grande amigo de Monet. Amigos inseparáveis, Monet e Renoir chegavam a pintar juntos.

 

A primeira exposição coletiva do grupo impressionista foi motivo de chacota e zombaria da parte do público e da crítica.

 

O jovem Monet não gostava de ir à escola e tinha a mania de usar os cadernos para fazer desenhos.

 

Claude Monet já vendia seus desenhos e caricaturas (na qual era exímio) nas ruas aos 15 anos de idade.

 

Com a morte da mãe, Monet abandonou a escola. Na época, o pintor tinha apenas 16 anos.

 

Monet pintou nada menos que 50 telas com a catedral de Havres como tema. Destas, 18 retratam a catedral vista do mesmo ângulo.

 

Monet desviou um braço de rio para a sua propriedade em Giverny, que formou um pequeno lago. Como todo apaixonado pela jardinagem, ele cultivou diversos tipos de plantas, inclusive aquáticas. Mandou também construir uma ponte em estilo japonês em sua propriedade.

 

O jardim era dividido em duas partes: o Clos Normand, um jardim florido diante da residência; e o jardim aquático japonês, situado do lado oposto.

 

A propriedade de Giverny, onde o pintor viveu por 43 anos, pertence hoje a Academia de Belas Artes francesa, que a transformou em ponto de atração turística.


VEJA TAMBÉM: DESCUBRA 26 INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O IMPRESSIONISMO, 21 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA E A OBRA DE PIERRE-AUGUSTE RENOIR


Um comentário:

  1. Gostei muito de saber sobre o início do impressionismo e como Monet, meu artista favorito, teve grande influência no movimento.

    ResponderExcluir